Conhecida com a cidade do mel, Viana recebeu investimento de mais de R$ 181 mil em equipamentos para fomentar a produção do alimento. Os materiais serão entregues a 13 produtores da Associação Vianense de Apicultores (Aviapes) para aumentar a produção de mel e cera no município.
Os materiais foram adquiridos por meio do Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf), mecanismo criado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) com objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico e social dos agricultores familiares capixabas.
Os apicultores vão receber 14 carrinhos de apicultura, 14 fumigadores e 280 caixas de abelha com melgueira e alimentador.
Os investimentos foram apresentados durante evento na tarde desta segunda-feira (22) na sede da Aviapes, em Jucu. O evento contou com a presença do prefeito Wanderson Bueno, do vice-prefeito Fábio Dias, do secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Paulo Foletto, do presidente da Câmara de Vereadores de Viana, Joilson Broedel, e vereadores.
A qualidade do mel em Viana ganha mais um incentivo na produção, como afirma o vice-prefeito Fábio Dias.
“A produção de mel de Viana está de parabéns. Este recurso vem para fomentar o trabalho dos produtores para que a produção cresça e se desenvolva no município. Temos grande potencial e estamos em franco desenvolvimento da agricultura”, pontuou o vice-prefeito.
O secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto, comemorou a distribuição dos valores para o setor em Viana.
“A cadeia produtiva do mel em Viana é forte e pujante, e esses investimentos são primordiais para fomentar o setor. A associação é organizada e comprometida com famílias que vivem dessa atividade. A apicultura agora pode contar com um reforço a mais”, ressaltou o secretário.