A Secretaria Municipal de Educação de Anchieta está orientando alunos e professores para a realização de atividades durante os dias de quarentena por meio de um aplicativo gratuito na internet. De acordo com o titular da pasta, Carlos Ricardo Balbino, é entendido que diversas famílias e alunos querem e precisam manter a rotina de estudos, como forma de desenvolver a aprendizagem das crianças durante o período que as escolas estão fechadas.
A Plataforma Khan Academy (disponível em: https://s3.amazonaws.com/KA- share/Translations/Schedules_PTBR.pdf), foi criada com o intuito de “prover educação de qualidade para qualquer um em qualquer lugar”. A plataforma, hoje conta com aplicativo gratuito para Android e IOS, vídeo aulas em português (traduzidas pela Fundação Lemann). Na plataforma e no aplicativo, foram criadas séries de exercícios para cada ano escolar e um recurso de gráficos que analisa os resultados de cada aluno. Vídeo aulas e dicas disponíveis para cada assunto e atividade, também fazem parte da iniciativa.
A plataforma também conta com recursos para professores, sendo o funcionamento da mesma mais eficiente com o acompanhamento deste profissional. “Portanto, solicitamos aos professores que aproveitem a quarentena para se cadastrar, testar e entender o funcionamento da plataforma, que poderá ser bastante útil como elemento de reposição dos dias letivos após a volta total às atividades escolares. Aos professores que já conseguem utilizar a plataforma, criar salas de aula e ajudar nos roteiros de estudo, solicitamos que se possível coloquem-se disponíveis a usar a plataforma com atividades complementares para seus alunos”, orienta o secretário.
Segundo a secretaria, não é possível, a princípio, aplicar atividades por meio de métodos não presenciais ou online abrangendo todos os alunos da rede, dessa forma as atividades remotas não serão computadas como reposição dos dias letivos, porém serão essenciais para os alunos manterem as rotinas e terem novas experiências.
Clique aqui para baixar o link.