Vila Velha é o primeiro município do Espírito Santo a implantar o “De olho na Caçamba”, um aplicativo disponível para IOS e Android, no qual o cidadão poderá fiscalizar e ajudar a Prefeitura a coibir o descarte irregular. A intenção é evitar, por exemplo, a proliferação de vetores de doenças nestes pontos e propiciar mais eficácia na limpeza.
Além da fiscalização, o sistema integra a Prefeitura e os prestadores de serviços, como os caçambeiros e demais transportadores de resíduos, garantindo que seja feito o descarte correto desses materiais.
De acordo com a secretária municipal de Serviços Urbanos, Marizete de Oliveira, há de se considerar a modernização da fiscalização realizada pelos órgãos do governo municipal, por meio de ferramentas tecnológicas e dos smartphones que estão incluso no fornecimento.
“O município vem se adequando às legislações de âmbito federal, estadual e municipal. Em específico à Política Nacional de Resíduos e às resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA)”, explicou.
Os chamados Resíduos da Construção Civil (RCC) representam, em média, 70% de todo o volume de resíduos gerados no município em razão das suas características.
O Controle de Transporte de Resíduos, documento de emissão e porte obrigatório, também passa a ser gerado eletronicamente pelo sistema, possuindo tecnologias que permitem a rápida identificação dos locais onde essa atividade está ocorrendo, bem como a identificação dos transportadores, dos geradores de resíduos e dos locais de descarte (como aterros).
Passo a Passo Clique AQUI.
Foto: Fabricio Lima