Em meio à pandemia, diversos gestos de solidariedade tem surgido a fim de ajudar quem precisa neste momento difícil. É que as artesãs do município estão confeccionando máscaras de proteção que serão doadas em combate a proliferação da Covid-19 no município. O trabalho está sendo ministrado pela artesã Mariazinha Lourenço, na Casa do Artesão, que fica localizada na Praça Jerônimo Leite, em Viana Sede. De acordo com Mariazinha Lourenço, de início, mil máscaras serão produzidas e doadas no município.
“É muito bom ajudar de alguma forma. Essa é a nossa contribuição. Para a produção, estamos utilizando o tecido tricoline percal. É importante lembrar que, as máscaras são 100% algodão e são reutilizáveis. Todas também podem ser lavadas com sabão e são ideais para usar em períodos curtos”, ressalta Mariazinha. As artesãs também estão produzindo as máscaras em diversos modelos como lisas e estampadas.
A artesã lembra, ainda, que o trabalho está sendo feito com todo o cuidado e seguindo todas as medidas de higienização necessárias para a confecção das máscaras. “Estamos realizando o trabalho mantendo o distanciamento entre as artesãs, além de sempre realizar a higienização das mãos com álcool em gel e o uso sempre das máscaras”, finaliza.
O subsecretário de Cultura e Turismo de Viana, Jarbas Rocha, explica que a iniciativa é muito importante, visto que vai ajudar principalmente as pessoas de baixa renda e que não teriam como ter acesso ao material. “Vamos realizar as doações para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, pessoas em vulnerabilidade social, profissionais da Saúde, que estão trabalhando na linha de frente no atendimento em combate ao coronavírus, entre outros. A distribuição será realizada o mais breve possível”, destaca Jarbas. Também estão ajudando na confecção, as artesãs Marlene Lopes Gama, Gilmara da Ribeira, e servidores da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo (SEMECT).