A Serra terá um pequeno gigante representando a cidade e o Espírito Santo no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, o SuperBike Brasil, a partir de março. Com apenas 9 anos de idade, Tarso Moreira, que é aluno da rede municipal da cidade e morador de Vista da Serra, é o piloto mais jovem do Estado a participar da disputa.
Mesmo criança, o menino já sonha como gente grande: “Vou disputar o campeonato para poder ir para fora do Brasil. Na Europa estarei ao lado de grandes pilotos”, comentou o atleta.
O jovem motociclista faz parte do time da Honda Junior Cup, que forma novos atletas. A categoria é voltada para crianças e adolescentes de 8 a 16 anos e visa ensinar todos os conceitos e técnicas de pilotagem, além de auxiliar na formação do jovem com controle das emoções, medos, insegurança, disciplina e comunicação. A inserção na equipe aconteceu após vencer a seletiva com mais de 400 competidores do país.
O jovem piloto comanda uma moto de 130 quilos, vestido com um macacão e capacete, que juntos têm, aproximadamente, 13 quilos. O curioso é que ele mede apenas 1,47 metro e pesa 23 quilos. Na hora da largada, por não alcançar o pé no chão quando está em cima da moto, Tarso precisa de ajuda. Mas nada disso impede que ele voe na pista, alcançando 160 quilômetros por hora.
“Antes de começar a correr dá um frio na barriga, um medo pequeno. Mas depois esqueço”, contou o pequeno, que vai concorrer com outros 20 colegas pelo primeiro lugar do pódio em um dos maiores campeonatos de motovelocidade do mundo.
Tarso contou que sonha seguir a carreira na motovelocidade quando crescer, ser piloto profissional, além de se tornar modelo. “Comecei a pilotar com três anos de idade, quando ganhei do meu pai uma minimoto”.
O pai coruja de Tarso, Wesley Moreira, conta que é apaixonado por motos e que o filho está realizando um sonho. “É um sonho que não pude realizar, por isso apoio o Tarso e faço de tudo para que ele alcance seus objetivos. Eu fico à frente de toda a parte mecânica e de montagem da moto de treino. Já as dicas para o desenvolvimento dele nos treinos e competições contamos com a ajuda de amigos como Rodrigo Dazzi, campeão brasileiro de SuperBike Pro Extreme, em 2019, e Everton Lempke (Cabelo), campeão capixaba das 250 cilindradas, em 2015”.
A Coordenadora de Governo interina da Prefeitura da Serra, Raphaela Moraes, destacou que a ascensão de Tarso é importante para as demais crianças e adolescentes da cidade. “É um incentivo para outras crianças, pois ele tem ganhado destaque nacional e tem boas expectativas internacionais. Isso mostra e confirma que o aluno de escola pública da Serra tem grandes potenciais e pode alcançar muito sucesso na vida. O que tem deixado o município muito feliz”, afirmou.
Foto: Everton Nunes/Secom-PMS