Agora, Vila Velha tem mais um projeto esportivo educacional sendo oferecido rede municipal: desta vez é o balé, que começou a ser ofertado para os alunos de 4 e 5 anos da UMEI Vereador Arnaldo Borgo, em Praia das Gaivotas.
A turminha tem 60 alunas, que participam das aulas duas vezes na semana no contraturno. Segundo a professora Aline Pamplona, as crianças se deslumbram desde o primeiro contato. “Na primeira aula, nós mostramos apresentações de ballet infantil e avançado, com bailarina dançando sobre a ponta dos pés. Logo na primeira aula, já ficaram encantadas”, compartilhou.
O projeto de Ballet da Vila é o primeiro projeto pedagógico e artístico direcionado para a Educação Infantil e a notícia foi recebida com muito entusiasmo pelas famílias. “Tivemos inscrições assim que divulgamos, os pais receberam a ideia com muito brilho nos olhos. Poder contribuir com a educação através da arte é um privilégio e o que me movimenta”, contou a professora.
Por meio da prática do balé, acontece o desenvolvimento integral dos alunos, sendo um instrumento pedagógico que potencializa a corporeidade e a arte e também aborda valores como sensibilidade, empatia com o próximo e, claro, possibilita sonhos.
Outro intuito é que as crianças comecem a experimentar e desenvolver as habilidades do balé, que é ofertado para a Educação Infantil, e depois passem a participar do projeto de Ginástica Rítmica, que é oferecida no Ensino Fundamental.
O projeto de balé, iniciado agora, está sendo ofertado em uma escola, enquanto a ginástica rítmica é oferecida em cinco unidades municipais. A Secretaria Municipal de Educação está programando oficinas de capacitação ainda neste semestre para os professores de Educação Física. Com a habilitação desses profissionais, eles poderão ofertar as duas modalidades em outras escolas, ampliando o número de vagas disponíveis na rede.