Previsto para começar em outubro, pelo ensino médio, o retorno das atividades presenciais nas escolas públicas estaduais vai acontecer de forma gradual, em etapas e com revezamento, alternando momentos presenciais e não presenciais. No regime de revezamento proposto, cada turma será dividida em 50% de estudantes em estudos presenciais e 50% em estudos não presenciais, por meio das atividades não presenciais e dos recursos disponibilizados pelo Programa EscoLAR.
O retorno das aulas presenciais será realizado em quatro etapas, sendo que a retomada do trabalho será primeiro pelos professores. Os primeiros alunos a retornarem serão do ensino médio, etapa que vai durar duas semanas, sendo que a cada semana teremos o revezamento de 50% dos alunos de cada turma. Na etapa seguinte, o mesmo modelo será aplicado no retorno das turmas dos anos finais do ensino fundamental, do do 6º ao 9º ano, e em seguida voltam as turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano.
A ideia da Secretaria de Educação (Sedu) é dedicar a semana anterior ao reinício das aulas presenciais para o acolhimento e planejamento coletivo dos professores nas unidades escolares, e após esse momento, gradativamente, e de acordo com o retorno das etapas e modalidades de ensino em que eles lecionam. A proposta diz ainda que o planejamento semanal previsto na carga horária do professor, por razões sanitárias, não será cumprido na escola enquanto perdurar a pandemia de covid-19. Portanto, as reuniões de planejamento deverão, preferencialmente, ser realizadas por webconferência.
O governo do Estado divulgou o Plano de Retomada das Aulas Presenciais para a Educação Básica nas escolas da rede estadual na última sexta-feira (4). As atividades estão suspensas até o próximo dia 30 de setembro e sem data definida para o retorno do funcionamento presencial das escolas, por conta da pandemia do novo coronavírus. Todas as propostas estão disponíveis para a população manifestar sua opinião na consulta pública disponível no site da secretaria até 14 de setembro.
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