A Engenharia de Trânsito de Vila Velha programou intervenções para a modernização e melhoria da fluidez viária tanto nas vias de acesso como ao longo da Avenida Carlos Lindenberg, no trecho entre os bairros Planalto, Alecrim e Jardim Marilândia. A previsão é de que aconteçam até o final do ano.
As alterações, que objetivam melhorar a fluidez na Avenida Carlos Lindenberg e nas vias adjacentes, foram autorizadas pelo prefeito Max Filho na manhã de segunda-feira (22). Para cada ponto, os técnicos já prepararam um projeto com uma nova sinalização horizontal e vertical com placas de regulamentação de trânsito alertando para a configuração viária, além dos ajustes nos tempos semafóricos para adequação à nova realidade de circulação das vias.
Um dos projetos se refere a abertura na interseção da Avenida Carlos Lindenberg com a Rua Maria do Amor Divino, em Alecrim, muito utilizada pelos motoristas como saída da região. Só que os condutores, que seguem em direção ao Centro e demais bairros do município no mesmo sentido, precisam fazer um longo percurso para conversão até as ruas Araraquara e Ronaldo Gonçalves de Rezende, já saturadas pelo tráfego local.
O outro projeto viário é transformar a Rua Araraquara, no trecho entre as ruas Casemiro de Abreu e Ronaldo Gonçalves de Rezende, no bairro Industrial, em mão única. Pela proposta, a via só terá mão dupla no trecho entre a Avenida Carlos Lindenberg e a Rua Casemiro de Abreu.
No trecho inicial da Rua Ronaldo Gonçalves de Rezende, o órgão de trânsito planeja aumentar a capacidade do tráfego ampliando de duas para três faixas ao suprimir a área de estacionamento e da vaga de carga/descarga. Com a alteração, a interseção ficaria com uma faixa de entrada a partir da Lindenberg e duas de saída.
Também estão programadas outras alterações para dinamizar ainda mais o fluxo viário na Avenida Carlos Lindenberg, principalmente na quadra entre as ruas Piracicaba, Felicidade Siqueira e Sétima Avenida, sobretudo no trecho inicial do lado direito da via arterial, no sentido Vitória. No trecho, todas as três vias coletoras laterais se tornarão mão única de direção.
Entre as intervenções programadas também estão a implantação de mão única na Sétima Avenida, quebra-molas – antes da área de embarque/desembarque de crianças, e antes também do portão de acesso à creche, para garantir a redução da velocidade para os limites compatíveis com os estabelecidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
“As intervenções visam prioritariamente trazer mais segurança, proteção e garantir mais fluidez no trânsito da cidade”, assegurou o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, cel. Oberacy Emmerich Junior. O projeto contempla ainda implantação de uma área especial de embarque e desembarque de crianças até o acesso da UMEI, remanejamento do tráfego pesado para outras rotas e instalação de nova sinalização no local. Além disso, já estão programadas várias ações educativas com abordagens para orientação e conscientização de pais de alunos e educadores sobre as mudanças e os cuidados a serem adotados.
Foto: Felix Falcão