As barreiras sanitárias implantadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) em movimentadas vias de Vitória têm sido um verdadeiro sucesso. Até o momento, cerca de 30 mil pessoas foram abordadas para detecção precoce do novo coronavírus. Dessas, 179 apresentaram sintomas gripais e foram orientadas a procurar as unidades de saúde do município.
As barreiras itinerantes tiveram início no último dia 1º, integrando a segunda etapa do plano de contingência para o enfrentamento à Covid-19 na capital.
Numa ação conjunta com agentes da Defesa Civil e da Guarda Municipal e voluntários do projeto Vitória do Bem, foram abordadas cerca de 6.387 pessoas que passavam a pé, de carro ou transporte coletivo pelos bairros Resistência, São Pedro, Nova Palestina, Santo Antônio, Vila Rubim, República e Maria Ortiz.
Já na barreira sanitária instalada na rodoviária de Vitória, 23 mil pessoas foram abordadas.
“Nas abordagens, alertamos as pessoas sobre os sintomas da Covid-19 e a importância de buscar os serviços de saúde, que hoje são ofertados tanto nas unidades de saúde e pronto-atendimentos quanto a distância, com a telemedicina, por meio do Fala Vitória 156. As pessoas precisam ficar em casa se tiverem sintomas gripais e manter o isolamento social”, afirma a gerente de Vigilância em Saúde, Arlete Frank Dutra.
Próximas barreiras
Quarta-feira (8), das 7h30 às 11 horas
Barreira 1: estacionamento do Bobs (sentido Camburi)
Barreira 2: Curva da Jurema, na descida da Ilha do Boi e ao lado do Shopping Vitória
Quinta-feira (9), das 7h30 às 11 horas
Barreira 1: em frente à Casa do Cidadão, em Itararé
Barreira 2: Rua das Palmeiras, baia de ônibus da praça de Itararé
Sexta-feira (10), das 7h30 às 11 horas
Barreira 1: Praça do Carone, em Jardim da Penha
Barreira 2: Em frente ao Atlântica Parque (sentido acesso ao bairro Jardim Camburi).
Foto: Divulgação SEMUS