Biblioteca de Cariacica ganha prêmio nacional

0

A Biblioteca Pública Municipal Madeira de Freitas, sediada em Campo Grande, foi, mais uma vez, premiada numa competição nacional. Ela ficou entre as 10 melhores do Brasil em um ranking do Conecta Biblioteca, realizado pela Ong Recode, uma organização social voltada ao empoderamento digital. Em 2017, a Biblioteca também ficou no top 10.

O reconhecimento buscou valorizar os profissionais que lideraram a elaboração e implementação das novas atividades a partir das demandas identificadas em cada município com a pesquisa da comunidade.

As 10 primeiras colocadas foram escolhidas por uma comissão avaliadora em critérios como aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4 e 8 da ONU, inovação, sustentabilidade, divulgação e clareza.

No caso da Madeira de Freitas, o destaque foi o uso da biblioteca como local para cursos gratuitos de tecnologia e informática inserindo público de diversas idades no universo da internet. Além da de Cariacica, a biblioteca pública de Domingos Martins também foi premiada.

Confira a lista dos premiados: 

1º – Biblioteca Municipal Wilson Marques (Tomé-Açú, PA) – Elanir Fernandes Cardoso
2º – Biblioteca Maria Santana (Juiná-MT) – Patrícia Itaibele Gomes Pereira
3º – Biblioteca Municipal Amaral (Pedreiras-MA) – Francinete Santos Braga
4º – Estação Literária Lourdinha Évora (Guararema-SP) – Vanessa Martins dos Santos
5º – Biblioteca Municipal Wesley Viana de Moura (Redenção-PA) – Margareth Miranda de Oliveira
6º – Biblioteca Municipal Prof. Nelson Foot (Jundiaí-SP) – Michele Santana Bueno
7º – Biblioteca Antonio Massoud Ruffeil (Inhangapi-PA) – Edilza Pinheiro da Rocha
8º – Biblioteca Argentina Lopes Tristão (Domingos Martins-ES) – Ana Maria da Silva
9º – Biblioteca Municipal Madeira de Freitas (Cariacica – ES) – Marcelle da Silva Coelho Queiroz
10º – Biblioteca Municipal Jorge Gomes de Carvalho (Curralinho-PA) – Mycnamara Moraes da Silva Ribeiro

Os três primeiros lugares ganharão uma viagem à Colômbia, para imersão em experiências bem-sucedidas em bibliotecas públicas. Os demais colocados ganham equipamentos para apoiar o uso das tecnologias nesses espaços, tais como uma TV 40 polegadas (4º lugar), uma câmera digital (5º lugar), um retroprojetor (6º lugar) e computadores desktop (7º a 10º lugares).

As dez melhores práticas serão convidadas para compartilhar suas experiências em evento no Rio de Janeiro, em dezembro, com transmissão ao vivo nas redes sociais da Recode. A instituição será representada pela bibliotecária coordenadora, Marcelle Queiroz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui