As bikes adaptadas voltam a circular pelas ruas de Vila Velha. Estão sendo disponibilizados três tipos de modais para atender pessoas com deficiência e/ou com mobilidade reduzida. A ação é uma parceria entre a Prefeitura e a Tembici, empresa líder de micromobilidade na América Latina.
Há bicicletas do modelo Tandem (bike dupla) que serve, especialmente, para que pessoas com deficiência visual possam passear acompanhadas por um instrutor ou familiar, além de outros dois modelos de Triciclos (Rikishi e Bike Family) que podem ser guiados com as mãos e normalmente são usados por pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência motora, acompanhados ou sozinhos.
As bikes estão disponíveis por meio de parcerias com instituições locais, por agendamento online ou direto no centro de operações da Tembici na cidade. “O projeto de bicicletas adaptadas é muito significativo pela inclusão e pelo olhar de cuidado com o ser humano. Nesta nova fase, com agendamento pelo site do BikeVV teremos maior abrangência e atendimento às pessoas com deficiência que utilizam a bicicleta”, comenta Rafael Gumiero, secretário de Administração e Finanças de Vila Velha.
“O BikeVV, com bicicletas tradicionais e adaptadas, é um projeto muito importante para Vila Velha. A cidade já adotou a bicicleta como meio de transporte seguro e eficiente e, especialmente durante a pandemia, a bike, contribui para o afastamento social. Registramos um crescimento de viagens de 61% comparando o terceiro e quarto trimestre deste ano, além do aumento de 150% em novos usuários. Queremos que todos tenham a possibilidade de pedalar e contribuir para a construção de cidades mais inteligentes e inclusivas”, comenta Marcella Bordallo, Gerente Regional da Tembici.
Retirada e entrega de bikes
Para garantir o uso das bicicletas adaptadas, os usuários interessados devem seguir os seguintes passos: ter no plano de três dias, mensal, trimestral ou anual que podem ser adquiridos no site ou pelo App do BikeVV, ou ainda no centro de operações: Rua Horizonte, 12 – Residencial Coqueiral, Vila Velha/ES.
O segundo passo é preencher a solicitação de empréstimo e, no caso do agendamento online, aguardar um contato da equipe para confirmar as informações.
Após essa etapa, os empréstimos ocorrerão de duas formas: entregas feitas nos domicílios, por ordem de reserva ou retirada direto no centro de operações, também às sextas, das 10 às 12h e das 13h às 15h.
As organizações e demais instituições interessadas que desenvolvem projetos e atividades com pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, podem entrar em contato com a Tembici pelo email (relacoesinstitucionais@tembici.com) para ter acesso às bicicletas, com o objetivo de oferecê-las internamente.