Cães e gatos serão vacinação em Vila Velha a partir de agosto

0

A vacinação antirrábica de cães e gatos na zona rural do município já está definida pela Unidade Vigilância de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha e tem como meta a imunização de 2.500 animais, a partir do dia 5 de agosto.

A campanha será feita pelo sistema porta a porta das propriedades da zona rural, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Os locais que serão atendidos são: Xuri, Córrego Sete, Fazenda do Gerente, Termas, Retiro do Congo, Morro da Lagoa, parte de Terra Vermelha, parte de Balneário de Ponta da Fruta, Itapuera da Barra, Vila Magesk e Fazenda Camping.

Além de priorizar a vacinação na zona rural por ser considerada área de risco, a Unidade de Vigilância de Zoonoses vai manter a vacinação de rotina no posto fixo da unidade na avenida Carlos Lindenberg, bairro Alecrim, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30 h.

Falta de vacina

A programação de vacinação antirrábica em Vila Velha está inserida num contexto de recente anúncio feito pelo Ministério da Saúde de cancelamento da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal de 2019, devido ao desabastecimento de estoque de vacina em quase todo o país.

Comunicado do Ministério da Saúde às secretarias estaduais de saúde anunciou que o laboratório só deverá começar a entregar os primeiros lotes de vacina em meados de novembro deste ano. Por esse motivo, estará priorizando a vacinação nos estados fronteiriços com a Bolívia e estados do Nordeste brasileiro.

Dessa forma, a região Sudeste está fora da distribuição das doses de vacina restantes. A Secretaria de Estado da Saúde, por sua vez, informou às vigilâncias municipais de zoonoses que teria pouco mais de 30 mil doses de vacina para atender todo o Espírito Santo.  

Raiva mata

“Diante desse quadro, tivemos que priorizar a vacinação dos cães e gatos que primovacinados, ou seja, os animais que nunca foram expostos à vacinação antirrábica”, explica a coordenadora da UVZ da Semsa, Wanessa Andrade Pachito.

O vírus da raiva é altamente letal para cães e gatos e pode ser transmitido para os seres humanos através do vírus rábico presente na saliva do animal contaminado, sendo também mortal para humanos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui