Os capixabas contemplados pelo programa Bolsa Atleta, da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), encerraram a participação nos Jogos Parapan-Americanos com cinco medalhas. Patricia Pereira, Maxcileide Ramos, Silvelane Oliveira e Bruno Kiefer estiveram em Lima, no Peru, para representar o Brasil.
A paratleta Patrícia Pereira conquistou duas medalhas pela natação. Garantiu um bronze, nos 100 metros livres, e fechou a competição com uma prata, nos 50 metros livres.
Maxcileide e Silvelane integraram a seleção feminina de basquete em cadeira de rodas. Na disputa pelo bronze, venceram a Argentina por 69 a 44.
Já o atirador Bruno ficou com duas medalhas de bronze, conquistadas na categoria R4, tiro em pé, 10 metros ar, e na categoria R5, carabina deitado, 10 metros ar.
Bolsa Atleta
O Bolsa Atleta é um programa da Sesport de incentivo a atletas e paratletas de alto rendimento. Em 2019, o programa beneficia 117 esportistas capixabas de diversas modalidades.
Os beneficiados recebem, mensalmente, bolsas que chegam até R$ 4 mil, e são utilizadas para custeio de equipamentos, passagens aéreas e outras despesas esportivas.