Na tentativa de conter a disseminação do novo coronavírus (covid-19), a Prefeitura de Cariacica publicou um decreto que proíbe a realização de feiras livres por 30 dias. Para diminuir os impactos, foi proposto que os feirantes continuem com suas atividades, mas entregando em domicílio.
Para isso, o município irá disponibilizar uma lista com os contatos dos feirantes e produtos no site oficial da prefeitura https://www.cariacica.es.gov.br/, para que todos os consumidores tenham acesso.
Junto a isso, a Vigilância Sanitária dará instruções sobre o modo de preparar as entregas de forma segura.
“Os feirantes deverão realizar, periodicamente, limpeza tanto dos itens, quanto das mãos e superfícies usando álcool 70º; selecionar e embalar, previamente, porções de produtos; utilizar aventais, vestimentas e uniformes limpos; designar funcionário, exclusivo, para cuidar do manuseio de dinheiro ou cartão; entre outras medidas”, explicam a nutricionista Fernanda Rodrigues Brioschi e o fiscal Edgar Mendes de Souza Wan der Maas.
O secretário de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, Claudio Denicoli, reforça que a decisão da prefeitura, de organizar um cadastro para possíveis entregas, tem como objetivo não provocar desabastecimento e ao mesmo tempo, auxiliar economicamente os trabalhadores neste momento de pandemia.
“Não serão medidos esforços para que, tanto feirantes, quanto consumidores não saiam prejudicados durante o período de suspensão das atividades”, garante o secretário.
O feirante que quiser se cadastrar dever acessar o link abaixo;
Informações e dúvidas devem ser esclarecidas pelo e-mail feiraslivres@cariacica.es.gov.br