Os 48 mil estudantes matriculados na Rede Municipal de Educação de Cariacica vão ter acesso a um projeto inovador: aulas criadas com conteúdo exclusivo pelos próprios professores do município. É que foi inaugurado hoje (7) o Centro de Mídias da Educação de Cariacica (Cemec), um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Seme) e pioneiro no Espírito Santo em uma rede pública de ensino. O conteúdo deve começar a ir ao ar dentro de 15 dias e poderá ser sintonizado nos canais já conhecidos dos alunos: 8.2, 8.3 e 8.4, na Record News.
Segundo o secretário de Educação de Cariacica, José Roberto Martins Aguiar, o projeto inovador trará muitos benefícios, tanto para alunos quanto para professores. “Todos estão engajados nessa ideia única e transformadora na área da Educação. A expectativa é muito positiva porque a gente vai conseguir dar mais sentido à educação da cidade. Os conteúdos serão produzidos por professores daqui, com a vivência de Cariacica, e isso vai despertar ainda mais o interesse dos nossos alunos”.
José Roberto aponta que os alunos terão fidelidade ao conteúdo que será exibido, e promete boas produções. “A TV aberta é democrática. Nós temos a expectativa de que os nossos alunos continuarão unidos à escola, e que o conteúdo seja mais significativo para eles. Acredito que vai ser uma grande potência pedagógica para a rede”, destaca o secretário de Educação.
A coordenadora do Centro de Mídias e professoras de Ciências da rede, Amanda Lopes Santiago, organiza os professores para gravação no estúdio, auxiliando na parte pedagógica e de conteúdo. “Ano passado, as aulas eram pela TV, e todas as atividades eram impressas e entregues aos pais dos alunos. Os pais vinham até a escola retirar esses materiais para que os alunos pudessem fazer as tarefas. Com esse novo projeto do Centro de Mídias esperamos alcançar todos os alunos, que até o ano passado não conseguiram ou não tinham acesso à internet. Estou super empolgada com o lançamento desse projeto que veio para inovar a Educação”.
O prefeito Euclério Sampaio também destacou a inovação do Centro de Mídias. “É um projeto pioneiro que começou em Cariacica e que vai beneficiar estudantes que, inclusive, não têm acesso à internet, já que o conteúdo é transmitido pela TV aberta. Isso é mais qualidade de ensino sendo produzido na nossa cidade de Cariacica. É sinal de que Cariacica está avançando e está no rumo certo”, afirma o prefeito.
Quem também comemora a novidade é a professora de Geografia da rede Ana Moreira. “Esse projeto tem como objetivo alcançar esses alunos que não tem acesso à educação nesse momento de pandemia ou até mesmo pela fata de acesso à internet. É um jeito de entrar nas casas desses alunos e levar a educação para todo mundo. É uma oportunidade incrível de levar a sala de aula para dentro da sala da casa de cada um deles. Realmente é uma coisa muito inédita e nova aqui em Cariacica e no Estado, sendo uma possibilidade do aluno voltar para a sala de aula nesse momento tão difícil que a gente está vivendo”.
Como sintonizar
O Centro de Mídias é o canal de produção de conteúdos locais para o projeto #DeverEmCasaNaTV, que é transmitido pela Record News pelos canais 8.2, 8.3 e 8.4, como parte das atividades educacionais remotas.
O novo conceito proporcionará uma educação ainda mais significativa para os alunos, no que se refere ao conteúdo, e todas as equipes estão alinhadas para garantir a melhor adequação dos conteúdos que não foram trabalhados em 2020 devido à interrupção das aulas presenciais provocada pela pandemia.
Foto: Claudio Postay