Cariacica recebe a visita do ministro Sérgio Moro

0

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, irá visitar Cariacica na próxima terça-feira (29) para acompanhar o andamento do projeto-piloto “Em frente, Brasil”. A cidade foi uma das cinco em todo o Brasil escolhidas para receber o projeto do Governo Federal. Desde agosto, as forças nacionais estão no município desenvolvendo ações conjuntas com agentes municipais de trânsito e as polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal para diminuir os índices de criminalidade.  

 

Na agenda do ex-juiz, ele irá acompanhar a reunião mensal do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), na sede da Prefeitura, em Alto Lage, organizado pela Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdefes). Na pauta do encontro, assuntos referentes ao cotidiano do município segundo o trabalho das forças de segurança e as mudanças no cenário após a chegada dos oficiais da Força Nacional. Está prevista ainda uma visita à Central de Videomonitoramento e um encontro com o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira Júnior, o Juninho, onde o chefe do executivo municipal irá anunciar a criação da Guarda Municipal de Cariacica, dando conhecimento ao ministro.  O projeto de lei foi aprovado na última quarta-feira e deverá ser sancionado nos próximos dias.

 

Além de Cariacica, fazem parte do projeto-piloto de enfrentamento à criminalidade violenta os municípios de Paulista (PE), Goiânia (GO), Ananindeua (PA) e São José dos Pinhais (PR).

 

Em Frente, Brasil

 

Além do reforço no policiamento ostensivo com a presença de 100 agentes da Força Nacional no dia-a-dia de Cariacica desde agosto, o projeto inclui ações na área social. O trabalho de montagem do programa é realizado na cidade desde maio, quando Cariacica foi selecionada como a representante da Região Sudeste por apresentar uma alta nos índices de violência, mas também por ter equilíbrio nas contas públicas, estabilidade governamental e fazer parte de um programa estadual de segurança referência no país. De lá até hoje, Prefeitura e Governo do Estado condensaram dados que foram usados na estratégia que irá para as ruas e uma série de investimentos foram anunciados.

 

Entre os investimentos, a Casa da Mulher Brasileira e a Estação Juventude 4.0 já foram definidos. O primeiro, que se trata de um local referência, contendo todos os serviços às mulheres vítimas de violência, deverá ser construído num terreno indicado pela Prefeitura, em frente ao Estádio Kleber Andrade, no bairro Rio Branco. Até a conclusão da obra, um local provisório será alugado para a prestação do serviço ter início mais rapidamente.

 

Outra iniciativa é a criação da Estação Juventude 4.0, que promoverá a inclusão de jovens através da capacitação profissional, acesso ao conhecimento e o desenvolvimento de habilidades que sejam capazes de aumentar a empregabilidade da juventude no atual mercado de trabalho. Toda a documentação para a implantação está aprovada e os dois contêineres, mais os recursos para equipá-los e custeá-los, já estão garantidos. Serão R$ 200 mil para compra de equipamentos, como computadores de alta performance e impressosras 3D para ofertar qualificação profissional a jovens em risco social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui