A tradicional lista de chamada usada para confirmar a presença dos estudantes nas escolas é coisa do passado nos Centros Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Viana. Agora, o registro de assiduidade dos estudantes é feito por meio de um cartão eletrônico logo na chegada às unidades de ensino. Cerca de 4.300 cartões já sendo utilizados nas 13 unidades de ensino. O cartão eletrônico de frequência é inédito nas escolas do Estado e faz parte do conjunto de ferramentas tecnológicas que já estão em uso na rede municipal de ensino.
O cartão para apontamento de frequência escolar é utilizado de forma integrada com o Sistema de Gestão Educacional, outro equipamento inédito usado nas escolas de Viana, que realiza o controle da frequência dos alunos do ensino fundamental por meio do ponto facial eletrônico. A secretária de Educação, Esportes e Lazer de Viana, Luzian Belisario, explicou que o cartão de controle de frequência foi adotado apenas para os alunos da Educação Infantil devido às rápidas mudanças nas feições.
“Como os alunos da Educação Infantil estão em fase de desenvolvimento de suas feições, o sistema de ponto facial eletrônico apresenta algumas dificuldades para reconhecer os rostinhos das crianças. Por isso adotamos o cartão, que, em breve, será entregues aos pais ou responsáveis de cada estudante, para que os mesmos façam o controle da presença dos filhos nos Centros Municipal de Educação Infantil (CMEIS)”, explicou a secretária.
Entres as vantagens dos sistemas, está diminuição da evasão escolar e dos atrasos, garante segurança e tranquilidade para os pais, com a certeza que os filhos estão mesmo na escola e economia no preparo da merenda escolar. “Com o equipamento, não há a necessidade de realizar chamadas em sala de aula, uma vez que o sistema contabiliza a frequência, e também, é possível saber a quantidade de merenda a ser feita no dia”, acrescentou Luzian.
Inova Escola
Todas essas ferramentas estão inseridas no projeto transformação, modernização e atualização do ensino dos estudantes matriculados na rede municipal de ensino, o Inova Escola. Segundo a secretária de Educação, Esportes e Lazer, as ações do projeto Inova Escola vão desde incentivo à prática de esportes radicais até o uso de ferramentas de alta tecnologia no processo de ensino. “Essas ações convergem para melhorias da qualidade da educação e dos índices educacionais no município”, finalizou.