O sonho da casa própria está cada vez mais perto de se tornar realidade para cerca de 1,4 mil famílias que serão contempladas com unidades dos empreendimentos residenciais São Roque e Limão, em Padre Gabriel e Limão, respectivamente. O empreendimento São Roque, que está com 80% das obras adiantadas, será o segundo conjunto habitacional do Programa Minha Casa Minha Vida em Cariacica, a previsão é que ele seja entregue ainda no primeiro semestre de 2019.
Na tarde desta sexta-feira (25) o prefeito em exercício, Nilton Basílio, se reuniu com representantes da Caixa, da Cobra Engenharia e das Secretarias de Desenvolvimento Social e Meio Ambiente (Semdec) e Assistência Social (Semas) para discutir questões pertinentes ao empreendimento São Roque, tais como estratégia de escolha das famílias que receberão as unidades e outros trâmites burocráticos. A previsão é que outras reuniões aconteçam para discutir o assunto.
De acordo com representantes da Caixa 80% da obra já está concluída, no entanto, ainda há alguns pontos a serem vencidos até data da entrega. Na visão da gerente de Clientes e Negócios do banco, Andressa Segatto, um dos pontos mais críticos é a seleção dos beneficiários.
“Há a questão do trabalho técnico social que precisa ser visto com as famílias, a infraestrutura que tem que ser concluída, a parte da Cesan, a questão da segurança que ficou de ser vista e a seleção dos beneficiários”, afirmou.
Durante a reunião um dos pontos mais evidenciados foi a necessidade da realização de um trabalho social com os futuros moradores do São Roque. Diante da proximidade dos prazos de entrega, a possibilidade de licitação para reforçar a equipe de assistentes sociais não foi descartada. “Nós vamos estudar isso na próxima semana para definirmos pela contratação de uma empresa para realizar esse trabalho técnico social que, certamente, será mais rápido do que tentarmos fazer com a nossa própria equipe”, afirmou Basílio.
De acordo com a assistente social da Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec), Kennia Andrade Ribeiro Malaquias, em síntese, o trabalho a ser desenvolvido com os beneficiários é uma conscientização. “Eles aprenderão a viver em comunidade vertical, o que pode ou não fazer e os tributos que terão que pagar no condomínio”.
Segundo Basílio o empenho das secretarias que já estão envolvidas tem sido fundamental para agilidade dos trâmites e, para fortalecer ainda mais esse time, a previsão é que as Secretarias de Educação e Saúde também se juntem às Secretarias de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, Infraestrutura e Assistência Social.
“A partir de agora será importante a participação da Secretaria de Assistência Social de uma maneira mais eficaz, e também das Secretarias de Educação e Saúde para que possamos nos ater à questão dos equipamentos públicos que irão atender essa comunidade”, explicou o prefeito em exercício.
Seleção
Ao todo 496 famílias já foram cadastradas para receberem unidades habitacionais do empreendimento São Roque. A partir de agora esses cadastros passarão por uma verificação de pendências.”Esses cadastros passarão pelo CadÚnico, a família que não o possui deve fazer, porque ele gera um código que vai para a Caixa automaticamente e é através dele que serão analisados todos os dados desse munícipe. Estando tudo certo a Caixa nos informa e nós selecionamos essa família”, explica Kennia.
Ela ainda explica que se enquadram dentro dos critérios de escolha famílias do entorno do empreendimento, mulheres “chefes” de família, pessoas idosos e deficientes físicos. Lembrando que é preciso residir no município há mais de um ano e ter renda familiar de até R$ 1,8 mil.