Desta segunda (17) a 31 de outubro, equipes da Secretaria de Saúde vão realizar o censo da Saúde Bucal nas comunidades de Eurico Salles e Boa Vista.
Trata-se da terceira fase do projeto SB Brasil, organizado pelo Ministério da Saúde, que visa valiar as condições de saúde bucal da população brasileira. Esse panorama vai contribuir na identificação dos maiores problemas de saúde bucal e, a partir daí, traçar ações e serviços junto ao SUS.
As equipes, compostas por dentista, auxiliar de dentista e agente comunitário de saúde, devidamente identificadas com crachá e jaleco da Prefeitura da Serra, vão passar em cada residência já selecionada pelo programa para fazer o exame de saúde bucal. Os setores censitários foram escolhidos por meio de sorteio.
É muito importante que a população receba os profissionais, para que seja possível a realização dos trabalhos. As avaliações serão feitas na própria casa do morador e, para a sua segurança, todo o instrumental levado estará esterilizado. O protocolo de saúde e higiene será seguido e respeitado, como com o uso de avental, jaleco, gorro, máscara pela equipe.
Nas etapas anteriores (identificação da região e captação do público-alvo), que começaram em maio de 2022, os agentes realizaram uma primeira conversa de orientação com os participantes. Ao todo, serão 147 pessoas. Esse censo acontece a cada 10 anos e, em virtude da pandemia do novo coronavírus, não foi possível ser realizado, em 2020.
A população referência do levantamento é composta por brasileiros residentes em domicílios particulares permanentes, localizados em regiões urbanas de todo o território nacional. Serão entrevistadas e examinadas em suas casas pessoas com idades de cindo anos e de 12 anos, além de grupos etários de 15 a 19 anos, 35 a 44 anos, 65 a 74 anos.
Treinamento das equipes
Os caminhos que levaram até a terceira fase do programa SB Brasil, que é do exame, tiveram início em maio deste ano e contaram com capacitação, treinamento e até realização de provas, pelas equipes integrantes.