Um serviço tira-dúvidas sobre medidas de prevenção, sintomas e fluxos de encaminhamentos aos serviços de saúde disponíveis para casos suspeitos de coronavírus (Covid-19), já está em funcionamento desde a última quinta-feira (19) para orientação correta aos moradores de Vila Velha. Trata-se de um sistema de call center por meio da Ouvidoria Inteligente 162 em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
O atendimento na Ouvidoria Geral 162 será feito simultaneamente por profissionais de saúde (médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, dentre outros) que foram capacitados e estarão sendo frequentemente atualizados e disponibilizados, em regime de escalas, de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h, inclusive nos fins de semana (sábados e domingos).
Rede de proteção
O serviço foi criado com base no decreto municipal 042/2020 que declara Situação de Emergência de Saúde Pública em Vila Velha, decorrente da pandemia do novo coronavírus e da necessidade de contenção de disseminação local da doença estabelecendo uma rede de proteção às crianças, jovens, adultos e, em especial, os idosos com mais de 60 anos e pessoas com imunidade deprimida.
Portanto, a partir de agora, o munícipe que deseja alguma orientação correta e confiável, antes de ir a um Pronto Atendimento (Glória e Cobilândia) ou a alguma das 19 unidades de saúde de Vila Velha, pode ligar antes para o serviço 162 para esclarecer suas dúvidas sobre o coronavírus.
Outras opções disponíveis: acessar o portal oficial da PMVV – www.vilavelha.es.gov.br – ou pelo app “Ouve Vila Velha” para obter as informações seguras a respeito de eventuais sintomas e/ou prevenções sobre o coronavírus.