Neste sábado (16), foi inaugurada a Casa Rosa, um Centro de Atenção à Mulher e à Família, que atenderá mulheres e seus filhos vítimas de violência, em situação de vulnerabilidade.
Na solenidade, estiveram presentes o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, o presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Erick Musso, deputados, secretários, vereadores, servidores, representantes do poder Judiciário, lideranças comunitárias e moradores da capital.
A banda da Guarda Civil Municipal de Vitória fez sua estreia com seis componentes, sendo quatro do grupamento de Trânsito e dois do grupamento de Proteção Comunitária.
“Essas mulheres e famílias poderão encontrar uma equipe multiprofissional, completa para ter uma escuta integral de atividades. Ambiente de integração entre as secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Direitos Humanos”, disse a secretária municipal de Saúde, Thais Cohen.
Um dos objetivos do espaço é prestar cuidado em saúde aos cidadãos da capital, em situação de violência, contribuindo com a ressignificação e superação de traumas e interrupção da cadeia de violência por meio de ações de acompanhamento e prevenção.
Serão realizados atendimentos a todos os ciclos de vida. A equipe é multidisciplinar e composta por médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, técnico e auxiliar de enfermagem.
As equipes também terão atuação de forma compartilhada com os demais equipamentos da rede de proteção; farão discussão de casos com equipes de saúde, assistência social, educação e demais equipamentos, conforme necessário para cada situação.
As mulheres e seus filhos serão encaminhados pelos serviços da Rede de Proteção – Ministério Público, Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA), Conselhos Tutelares, Escolas, Unidades de Saúde, Rede Socioassistencial e demandas espontâneas.
“É uma honra realizar essa entrega em tão pouco tempo de gestão, com a presença dos senhores e das senhoras, pessoas vieram inclusive de outros municípios. Assumimos essa cidade no dia 1° de janeiro, com previsão de pouco mais de R$ 9 milhões de orçamento para todo o ano de 2021. Trouxemos um secretariado que orgulha o Espírito Santo. Não iríamos conseguir pavimentar duas ruas da cidade. Tivemos que reorganizar a casa e conseguimos colocar hoje um plano que é o maior investimento público já apresentado nesse Estado, o maior da história, de R$ 1 bilhão. E nada disso fará sentido se não conseguirmos transformar a vida das pessoas que moram nessa cidade. Estamos cuidando das pessoas”, afirmou o prefeito Lorenzo Pazolini, emocionado.
O novo equipamento público foi ambientado com borboletas coloridas, que simbolizam o rompimento de um ciclo para a liberdade. O local tem uma sala especialmente dedicada às crianças.
A Casa Rosa é uma política de governo municipal que reúne as secretarias de saúde, assistência social, cidadania e educação do município de Vitória. Foi um dos compromissos de campanha do prefeito Lorenzo Pazolini.