Com o objetivo de fomentar o esporte e treinar atletas de alto rendimento para as Olimpíadas, Paralimpíadas e outras competições mundiais, a Prefeitura da Serra está construindo o Centro Integrado de Esportes (CIE), em Vila Nova de Colares. O local vai integrar, num só espaço físico, atividades esportivas de alto rendimento, estimulando a formação de atletas e paratletas entre crianças e adolescentes.
“Esse será um dos centros de excelência em esportes no Brasil. Essa unidade vai colocar a Serra no contexto nacional do esporte. Aqui, atletas vão poder se preparar para a Olimpíada de 2024 e para outras competições. A Serra, passo a passo, caminha para se tornar uma potência no esporte”, afirma o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra, Alessandre Motta.
O novo complexo está sendo construído em uma área de cerca de 15 mil metros quadrados e contará com ginásio poliesportivo coberto com arquibancada para 122 lugares, área de apoio, estruturas de atletismo e estacionamento com 90 vagas. Os investimentos na obra somam cerca de R$ 5,3 milhões. A previsão de entrega é para o segundo semestre de 2019.
“A obra atende a uma demanda antiga dos moradores para oferta de esportes diversificados. Vamos aliar infraestrutura com prática esportiva em modalidades olímpicas, por isso é importante investir em infraestrutura para garantir boas condições de treinamento para as futuras gerações do esporte brasileiro”, afirma o secretário de Obras da Serra (Seob), João Meneses.
Estrutura
O CIE da Serra vai ter estrutura para oferecer atividades em quadras poliesportivas externa e interna, atletismo (contemplando pista de 100 metros, salto triplo e arremesso de peso).
O ginásio será formatado para que possa abrigar diferentes modalidades esportivas. As possibilidades são: quadra poliesportiva (handebol, basquete, vôlei e futsal); boxe; levantamento de peso; lutas, judô e taekwondo; tênis de mesa; badminton; ginástica rítmica; ginástica artística; esgrima; vôlei sentado e golbol.
No setor de apoio, o centro terá vestiários para atletas (masculinos, femininos e acessíveis), sala de primeiros socorros, administração, sala de professores e técnicos, copa e depósito no pavimento térreo. No andar superior estão a academia e sala para plataforma elevatória.
A quadra ainda terá acessórios esportivos para as modalidades de handebol; futsal; vôlei; basquete; além de ringue para boxe, tablado para levantamento de peso, dojo para lutas, judô e taekwondo; áreas para tênis de mesa, esgrima, badminton, ginástica rítmica e artística; vôlei sentado e golbol.
Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Vila Nova de Colares
Alto rendimento
O Centro de Iniciação ao Esporte tem o objetivo de fomentar o esporte e treinar atletas de alto rendimento para competições nacionais e internacionais.
Espaço
O novo complexo poliesportivo está sendo construído em uma área de cerca de 15 mil metros quadrados e contará com ginásio poliesportivo coberto com arquibancada para 122 lugares, área de apoio, estruturas de atletismo contemplando pista de 100 metros, salto triplo e arremesso de peso, e estacionamento com 90 vagas.
Áreas
No setor de apoio, o centro terá vestiários para atletas (masculinos, femininos e acessíveis), sala de primeiros socorros, administração, sala de professores e técnicos, copa e depósito no pavimento térreo. No andar superior estão a academia e sala para plataforma elevatória.
Esportes
O centro pode abrigar diferentes modalidades esportivas. As possibilidades são: quadra poliesportiva (handebol, basquete, vôlei e futsal); boxe; levantamento de peso; lutas, judô e taekwondo; tênis de mesa; badminton; ginástica rítmica; ginástica artística; esgrima; vôlei sentado e golbol.
Investimento
Os investimentos na obra somam cerca de R$ 5,3 milhões.
Inauguração
A previsão de entrega é para o segundo semestre de 2019.