Os moradores de Vitória já podem fazer consulta médica pelo aplicativo Vitória Online. O médico do município fará a videoconferência após acionar o paciente pelo celular.
Por isso, é muito importante que todos os pacientes da rede municipal de saúde baixem o aplicativo ou atualizem a versão instalada. No caso de IPhones, deve ser escolhida a versão IOS 4.8.8 ou superior. Para quem tem telefone com sistema Android, deve usar a versão 2.8.0 ou superior.
O fluxo no atendimento será o mesmo. O paciente que entrar em contato com o Fala Vitória 156 vai passar pela triagem com enfermeiros, que inserem o doente na fila de espera dos médicos. Eles acessam o aplicativo e chamam o paciente para videoconferência no aplicativo.
“É uma grande inovação, fruto do empenho da equipe da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI), durante a pandemia. E mais um importante serviço prestado por meio do aplicativo Vitória Online, que já concentra os principais serviços da Prefeitura de Vitória”, afirmou a subsecretária interina da Sub-TI, Claudinete Vicente Borges.
Agilidade
Para a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, passar os atendimentos de vídeo para o Vitória Online irá otimizar o tempo de espera do médico e do paciente.
“Há algum tempo, já estávamos pensando na possibilidade das consultas serem ofertadas pelo nosso aplicativo Vitória Online, e essa mudança veio para facilitar ainda mais o acesso dos munícipes aos serviços de saúde. Antes, o atendimento de videoconsulta era realizado através do Google Meet, em que o médico precisava criar um link de acesso e enviar de volta para o 156. Desde o início da implantação da telemedicina em Vitória, já realizamos 10.613 atendimentos médicos, e isso nos mostra que as pessoas têm adotado cada vez mais esse canal de atendimento. Com as consultas pela plataforma, o tempo de espera será ainda menor, pois todo o processo será mais rápido”, disse.
Prático
O aplicativo Vitória Online é leve e gratuito. Para baixar, basta entrar na loja virtual do seu celular e fazer o download. Com ele, é rápido e prático fazer um agendamento de consulta, de vacina ou até mesmo a rematrícula dos alunos na escola. Todos os serviços do município, como a quitação de dívidas, podem ser feitos pelo celular.
Ele possui informações sobre o horário e itinerário dos ônibus, permite o agendamento para os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e abertura de chamados no Fala Vitória 156. Além disso, os estudantes podem ter acesso a atividades escolares complementares.