Por meio do site ou do aplicativo consumidor.gov.br os consumidores poderão renegociar dívidas bancárias até o dia 30 de setembro com as empresas participantes. Essa é uma iniciativa da Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil) e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e tem o objetivo de auxiliar o cidadão a buscar soluções para recuperar seus créditos.
O consumidor que possuir uma dívida com o Banco do Brasil, o Santander, o Bradesco, a Caixa Econômica Federal, o Itaú e o BMG poderá negociá-la diretamente com as empresas, via portal, com condições especiais.
Para negociar, o consumidor deverá acessar a plataforma www.consumidor.gov.br, fazer o seu cadastro que irá gerar um login e senha. Ao registrar a demanda, no campo “problema”, optar pela Renegociação/parcelamento de dívidas, e no corpo do seu relato (no início ou no final) fazer uso da hastag #MutirãoProconsBrasil para facilitar a identificação dos atendimentos.
A diretora-presidente do Procon-ES, Lana Lages, informou que o Procon-ES vai monitorar as negociações de dívidas realizadas pela plataforma www.consumidor.gov.br, durante o Mutirão de Renegociação de Dívidas Bancárias, promovido pela Associação ProconsBrasil.
“A negociação on-line é uma facilidade e comodidade para o consumidor que não quiser ou puder comparecer pessoalmente à sede. Os serviços on-line são uma tendência e o Procon-ES apoia essa iniciativa”, disse.
Consumidor.gov.br
Por meio do site www.consumidor.gov.br é possível registrar reclamações e solucionar os problemas de consumo diretamente com as empresas em até 10 (dez) dias. Além de registrar a insatisfação, o consumidor também pode consultar o índice de reclamação e resolutividade das empresas inscritas no serviço, o prazo médio para resposta e a avaliação de outros consumidores sobre a satisfação com o atendimento. Concluído o atendimento é muito importante que o consumidor faça a sua avaliação.