O Festival Parque aberto do próximo domingo (13) recebe três espetáculos voltados para o público infantojuvenil, com a presença das companhias Mais um Ponto, Mais um Conto e Histórias Encantadas, que apresentam um espetáculo criado a partir de um intercâmbio artístico entre si, a apresentação da Vix Cia de Dança que encena o espetáculo Era uma Vez, baseado nas clássicas cantigas infantis. Fechando a programação, o Grupo Rerigtiba traz uma comédia com números de mágica e palhaçaria.
Ao todo, serão disponibilizados 2.500 ingressos gratuitos na plataforma Sympla, a partir do meio-dia desta terça-feira (08). Clique aqui (LINK) e garanta o seu – lembrando que é necessário ter uma conta cadastrada no Sympla para conseguir acesso aos ingressos, limitados a duas unidades por CPF. Crianças com menos de 12 anos não precisam de ingresso.
Apresentações culturais
Fruto do intercâmbio entre as companhias Mais um Ponto, Mais um Conto e Histórias Encantadas, o espetáculo teatral Entre rios e Montanhas traz um emaranhado de histórias do norte e do sul do Espírito Santo. Para sua criação, lendas e contos da cultura capixaba se misturam com cantigas autorais e brincadeiras da cultura brasileira, destacando a importância da preservação da memória cultural.
Em seguida, a Vix Cia de Dança apresenta o espetáculo Era uma Vez, que propõe um encontro entre os principais personagens das cantigas infantis. Narrada por personagens já conhecidos, a história conta sobre encontros e desencontros de dois mundos lúdicos e que fizeram parte da infância de todos: a música e as fábulas infantis.
Já o Grupo Rerigtiba fecha a programação com a peça Rei de quase tudo. Usando de uma linguagem bufonesca, em que as máscaras personificam o estado dos personagens, os artistas trazem à cena a história de um Rei com vontade de ser o Rei de Tudo. Uma divertida comédia que traz à cena números de mágica e palhaçaria e dialoga com questões ambientais de preservação, hábitos de consumo e reciclagem.
Esculturas
Divididas em esculturas, instalações e projetos de intervenção, as produções foram realizadas por 17 artistas do Espírito Santo, de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. São trabalhos resultantes do edital lançado em 2023 para selecionar propostas artísticas, visando às exposições permanentes e temporárias do parque.
Além de se adaptarem à área externa natural do parque, totalizando 26 obras, as produções se correlacionam e difundem trabalhos de artistas locais e nacionais, contribuindo para os campos das artes visuais, do meio ambiente e da tecnologia.
O parque
Instalado na Residência Oficial do Governo do Estado, o parque foi inaugurado em maio de 2022, como um espaço destinado ao público interessado na produção cultural local, tornando-se ainda a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo – que reúne hoje 26 obras de arte permanentes e temporárias, entre esculturas, instalações e site-specifics.
Ocupando uma área de 93 mil metros quadrados, o Parque Cultural Casa do Governador tem sua infraestrutura compartilhada pela Secult e pela Secretaria do Governo (SEG). Aberto à visitação gratuita, o espaço propõe um diálogo entre arte contemporânea e natureza, segundo três eixos temáticos: ambiental, histórico e artístico.
Dica: Aconselhamos levar cadeiras ou cangas para uso durante o evento.
Regras do parque:
Para garantir conforto e segurança aos visitantes, bem como preservar o local, conheça as regras do evento no Parque Cultural Casa do Governador:
- Não há estacionamento no parque. Quem for de carro pode estacionar gratuitamente na garagem do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), próximo ao parque;
- Crianças com menos de 12 anos não precisam de ingresso;
- A entrada no parque será permitida até as 12 horas;
- A permanência no parque será até as 13 horas (encerramento do evento);
- O local disponibilizará food trucks com comidas e bebidas para venda.
- É proibido retirar plantas do parque;
- É proibido fumar no local;
- É proibido entrar com bebidas alcoólicas;
- Não é permitido usar área da praia;
- É permitido entrar com cães, desde que devidamente na coleira;
- É permitido entrar com bicicleta, mas não pode pedalar dentro do parque;
- Não é permitido entrar de biquíni e sunga de praia.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Vila Velha.
Serviço:
Festival Parque Aberto
Data: 13/09 (domingo)
Horário: A partir das 09 horas
Local: Parque Cultural Casa do Governador, Rua Santa Luzia, Praia da Costa, Vila Velha.
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos na plataforma Sympla. (LINK)
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br