A malha viária do entorno da Igreja e Residência dos Reis Magos, em Nova Almeida, está sendo revitalizada. Os paralelepípedos do importante monumento histórico e religioso serão trocados por blocos de concreto. A área da intervenção soma cerca de 8 mil metros quadrados e demandará investimentos da ordem de R$ 3,7 milhões.
As calçadas do entorno da igreja também serão adaptadas ao padrão calçada cidadã. A obra já em andamento deverá estar pronta em um prazo de 160 dias e trará mais segurança e conforto para os visitantes do local.
A construção data de 1580 e foi tomada pelo
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Trata-se de um dos principais exemplares do patrimônio arquitetônico jesuíta brasileiro, por ser uma das edificações que menos interferências sofreram nos séculos que se seguiram à sua construção.
A igreja ostenta, no altar, um retábulo entalhado em madeira de grande valor artístico. O altar da Igreja, construído em 1701, apresenta retábulo entalhado em madeira e, no centro uma obra do pintor frei Belchior Paulo, retratando a adoração dos Reis Magos. O quadro é considerando uma das primeiras pinturas a óleo o Brasil, já que a pintura jesuítica, no Brasil, se inicia em 1587, com a chegada do frei Belchior Paulo.