O início do ano letivo na cidade foi marcado com um presente para a comunidade de Padre Gabriel. É que na manhã desta terça-feira (2) foi inaugurada a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alice Coutinho Santos. Agora, a unidade passa a contar com oito salas de aulas e ter capacidade para atender 390 alunos (195 matutino e 195 vespertino), do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I.
O secretário de Educação, José Roberto Martins, lembrou que a obra demorou nove anos para ser entregue à comunidade. “Com planejamento e gestão conseguimos realizar a reforma dessa escola. Nosso próximo passo será a construção de um Centro Municipal de Educação Intentil (Cmei) nessa região, inclusive, já até esolhemos o terreno”, destacou o secretário.
O líder comunitário do bairro Padre Gabriel, Zenildo Sena da Silva, lembrou que a reforma da Emef era um sonho antigo da comunidade. “Desde 2014 a obra estava parada e finalmente agora teremos uma escola toda reformada para as crianças”, ressaltou.
O evento foi prestigiado por várias autoridades como o secretário de Governo, Messias Donato (que estava representando o prefeito Euclério Sampaio), vereadores, secretários e lideranças comunitárias. Dentre os presentes estavam o deputado estadual Marcelo Santos e a secretária municipal de Cultura Nina Santos, filhos de Alice Coutinho – que deu nome à escola.
“Estou muito feliz porque meu neto irá estudar nessa escola. Uma estrutura nova e pronta para receber os estudantes”, disse a dona de casa Telmar Patrícia Coelho da Silva, avó do pequeno Nicolas Silva, de 6 anos. As atividades presenciais híbridas na escola vão começar no próximo dia 16.
Obra
A obra da Emef Alice Coutinho foi realizada com recursos próprios da Prefeitura e seu valor total (contrato e aditivo) é de R$1.976.455,23. No local foi construído um novo bloco, em que a infraestrutura e parte da superestrutura já encontravam-se concluídas, bem como, parte de alvenaria de vedação. O novo espaço conta com quatro salas de aula, sanitário masculino e feminino para alunos, áreas de circulação com acesso dos alunos, cozinha, depósito para merenda, depósito para material didático, refeitório, sala de informática e uma biblioteca.
Já a área reformada da escola corresponde a quatro salas de aula, acesso principal, secretaria, direção, sala de professores, circulação, sanitários masculino e feminino para os professores, área de serviço com banheiros masculino e feminino para os demais funcionários e depósito de material de limpeza e pátio coberto.
Nestes locais, foram executados os seguintes serviços: instalação de novas portas em madeira para todas as salas; substituição de janelas metálicas corroídas pelas esquadrias em alumínio guarnecidas com telas de proteção; e aplicação de novos revestimentos nas paredes e nos pisos, inclusive execução de laje pré-moldada nova sobre toda edificação existente. Durante a reforma, também foi realizada a remoção total de engradamento e cobertura em chapa de fibrocimento já existente, execução de novas coberturas com fornecimento de engradamento em madeira de lei e cobertura em telha tipo ecológica.
Além disso, o pátio coberto já existente em estrutura metálica corroída e telha em chapa metálica sem tratamento termo acústico será demolida e substituída pela nova estrutura metálica coberta com telha metálica em alumínio e/ou galvalume, tipo sanduíche, com material anti-térmico e acústico. Também haverá a instalação de novo sistema de iluminação para a quadra.
Foto: Claudio Postay