Viva Velha completou, neste domingo (26), 73 anos de emancipação política e administrativa. E quem ganhou um presente nesta data histórica foi a Educação Pública da cidade, com a entrega da moderna e nova Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Gil Bernardes, em Alvorada. O ato foi transmitido por uma live nas redes sociais da Prefeitura.
“Com sua autonomia, Vila Velha pode aplicar recursos e investi-los em áreas fundamentais, como a Educação. Havia um conjunto de obras paralisadas no município. Uma delas era a construção da nova Umef Gil Bernardes e está sendo entregue à comunidade escolar”, afirmou o prefeito Max Filho.
A nova Umef Gil Bernardes tem capacidade para atender 500 alunos do 1º ao 9º Ano, em dois turnos (matutino e vespertino). A nova Unidade possui uma área de 3.545,23m². O moderno prédio conta com três pavimentos e oito salas. Além disso, a escola conta com amplo complexo esportivo, com campo de futebol com gramado sintético e refletores; quadra; e vestiários.
Essa é a terceira escola de Ensino Fundamental entregue pela Prefeitura de Vila Velha em um ano e meio. As outras duas Unidades inauguradas pela gestão foram as Umefs Professora Leopoldina Conceição de Mattos Silva (Ibes) e Dijayro Gonçalves Lima (Barramares).
“A nova Umef Gil Bernardes foi entregue com um alto padrão de qualidade para seus estudantes e profissionais. Foram retomados os grandes contratos de obras em diversas áreas. Um dos setores contemplados com investimentos do município é o da Educação”, ressaltou o vice-prefeito Jorge Carreta.
Estrutura
A escola também contará com dois ambientes de Educação Especial; salas de informática, de contraturno (utilizada para aulas e atividades extracurriculares), de multiuso e de robótica; biblioteca; refeitório.
“A nova Umef Gil Bernardes está à disposição da comunidade escolar com todos os equipamentos e estrutura necessários ao bom desenvolvimento dos estudantes. O plano de ampliação da Rede de Ensino atende às demandas da população por mais vagas em diferentes regiões da cidade”, ressaltou o secretário municipal de Educação, Roberto Beling.
As obras de construção da escola ficaram paralisadas por mais de 5 anos, mas foram retomadas pela Prefeitura de Vila Velha no início de 2019.
“No ano passado contávamos com 277 alunos, no antigo prédio. Com a entrega da nova Umef Gil Bernardes passaremos para 500 estudantes”, informou a diretora da escola, Marlen Carla Coelho Ferreira.
Investimento
A Prefeitura de Vila Velha investiu R$ 5.999.190.91 na edificação da escola. As obras de construção da nova Umef Gil Bernardes foram executadas pela empresa Radana Construções LTDA (contratada por meio de licitação pública).
“A entrega da nova Umef Gil Bernardes é uma vitória da comunidade local e da população da Região 4. Investir em Educação é sempre importante para o desenvolvimento social”, frisou o vereador e líder comunitário de Alvorada, Mirim Montebeller.
5 mil novas vagas
O Ensino Fundamental da Rede gerenciada pela Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria Municipal de Educação, também contará com a Umef Prefeito Vasco Alves, que já está sendo construída em Terra Vermelha e terá capacidade para atender 720 alunos, também do 1º ao 9º ano e em dois turnos, em 12 salas de aula e será entregue no segundo semestre do próximo ano.
“São muitas obras com a construção de escolas e Unidades de Educação Infantil. Nós aqui de Alvorada e região estamos muito felizes com a entrega da nova Umef Gil Bernardes”, comemorou o mecânico Fabiano Salas, pai do adolescente Ygor, de 12 anos, a quem ele tentará matricular na escola.
Além desta construção da Umef Prefeito Vasco Alves, também estão sendo construídas nove Unidades Municipal de Educação Infantil (incluindo a Julierme da Cruz Dias, cuja primeira fase das intervenções já foi concluída) para a 5 mil vagas. Confira AQUI para saber mais
Prêmio Prefeito Amigo da Criança
Na solenidade, o prefeito recebeu uma placa e uma faixa alusivas à sexta edição (gestão 2017-2020) do prêmio “Prefeito Amigo da Criança”, promovido pela Fundação Abrinq com as Prefeituras de todo o Brasil (foram 2.346 cidades concorrentes, 125 premiadas e três com projetos inovadores foram laureados no país, dentre eles Vila Velha, com seu plano de Justiça Restaurativa, implementado na Rede Municipal de Ensino em parceria com o Poder Judiciário). Esta é a terceira vez que Max Filho recebe a honraria.
Luto oficial
Durante a entrega da nova Umef Gil Bernardes, o prefeito Max Filho também assinou o Decreto nº 185/2020, que estabelece luto oficial de três dias em Vila Velha pelo falecimento de 382 moradores da cidade, vítimas do novo Coronavírus, de acordo com dados atualizados pela Secretaria Municipal de Saúde.
Participantes
Também participaram da solenidade os vereadores Ivan Carlini (presidente da Câmara Municipal de Vila Velha), Osvaldo Maturano e Arlete da Silva Santiago (Dona Arlete); ex-vereadores; secretários; os subsecretários municipais de Educação: Maurício Gorza (Pedagógico) e Soliandra Della’Parte Mattos (Administrativa e Financeira) e demais.