Escolas da Rede Estadual que participaram da Feira Internacional Copa Tecnociencias Paraguay 2020 foram premiadas pelos projetos inscritos, entre eles, “Viver no campo e do campo: produzindo alimentos saudáveis”, desenvolvido pela Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) XIII de Setembro, localizada em São Mateus, que conquistou o 1º Lugar na categoria ‘Biologia, estudantes de 8 a 12 anos – Exploradores das Ciências’.
O evento aconteceu totalmente on-line devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). As inscrições foram realizadas por meio de um formulário no Google Forms, disponibilizado nas redes sociais do evento e grupo de WhatsApp. Após inscrição e validação pela comissão organizadora do evento, o trabalho foi disponibilizado para os avaliadores, que realizavam a análise dos projetos por meio do vídeo de apresentação dos estudantes, diário de bordo e o projeto escrito.
Após essa etapa, a comissão organizadora marcou lives pelo Google Meet, nas quais os estudantes apresentaram o projeto para a banca avaliadora. Nesse momento, ocorreu a interação entre o professor orientador, professor avaliador, comissão organizadora e os estudantes.
Foram inscritos projetos do Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Panamá, Peru, Porto Rico, México, Paraguai e Uruguai. Do Brasil, o Estado que mais teve projetos classificados foi o Espírito Santo. Foram quatro projetos oriundos das escolas da Regional de Educação de São Mateus. E um oriundo da Regional de Educação de Barra de São Francisco.
Conheça os projetos e suas respectivas classificações:
EEEF Valdício Barbosa dos Santos: Práticas sustentáveis no Cultivo do café conilon na EEEF “Valdício Barbosa dos Santos”; (3º Lugar na categoria Consciência Ecológica, estudantes de 13 a 15 anos);
EEEF XIII de setembro: “Criação de minhocas: Processos de reciclagem de resíduos orgânicos; (2º Lugar na categoria Consciência Ecológica, estudantes de 13 a 15 anos);
EEEF Corrego do Cedro: “Chuva verde: Monitoramento de bioindicadores de recuperação ambiental da floresta estacional semidecidual na comunidade agrícola Paulo Vinhas através da chuva de sementes. (1º Lugar na categoria Consciência Ecológica, estudantes de 13 a 15 anos);
EEEF XIII de setembro: “Viver no campo e do campo: Produzindo alimentos saudáveis”; (1º Lugar na categoria Biologia, estudantes de 8 a 12 anos – Exploradores das Ciências);
EEEFM José Teixeira Fialho “Calcular mais cozinhar, igual a arte de reaproveitar”; (2º Lugar na categoria Ciências Sociais e Humanidades – Ações cidadãs – Estudantes de 16 a 18 anos de idade.
Além das classificações, os projetos foram credenciados a outras feiras da América do Sul e Central.
O superintendente de Educação da Regional de São Mateus, Jailson Maurício Pinto, agradeceu a todas escolas que atenderam à solicitação e fizeram a inscrição dos projetos. “E como consequência, tivemos todos os projetos premiados e reconhecidos. É a Educação Pública do Espírito Santo sendo reconhecida por suas práticas exitosas, sendo reconhecida por meio da Pedagogia de projetos e temas geradores”, disse Jailson Maurício.