A Prefeitura de Vila Velha abriu, nesta segunda-feira (27), o processo de Aviso de Licitação e Concorrência Pública nº 014/2020, cujo objeto é a contratação de empresa de engenharia para executar as obras de reforma e restauração da Estação Leopoldina, cujo prédio está inativo, mas será transformado em Centro Pedagógico e Cultural, respeitando suas características e arquitetura originais.
Em janeiro de 2020, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Espírito Santo (Iphan-ES) autorizou a gestão municipal a promover intervenções de restauração completa da Estação Leopoldina, localizada no bairro Argolas.
Em março, o prefeito Max Filho apresentou o projeto à comunidade local, durante encontro realizado antes da pandemia do novo Coronavírus. A Prefeitura de Vila Velha também submeteu o plano à Consulta Pública, em seu portal oficial.
O Centro Pedagógico e Cultural da Estação Leopoldina beneficiará alunos e profissionais da Rede Municipal de Ensino (especialmente da Unidade Municipal de Ensino Fundamental Ana Bernardes Rocha) e população em geral. O processo licitatório foi divulgado no Diário Oficial do Município de Vila Velha, na edição desta segunda-feira (27), clique AQUI para ter acesso.
“O projeto prevê atividades extracurriculares da Umef Ana Bernardes Rocha na Estação Leopoldina. As intervenções contarão com recursos da Prefeitura de Vila Velha. O plano contempla espaços como sala de dança, auditório, laboratórios de informática e de robótica, entre outros”, declarou o secretário municipal de Educação, Roberto Beling.
Estrutura
Com dois pavimentos, o prédio terá 1.388,80 metros quadrados restaurados em sua arquitetura e itens de acabamento, como: pintura, piso, vitrais, lustres e peças de alvenaria. Também contará com uma Sala da Memória Ferroviária, resgatando a temática e funcionalidade original do espaço. Serão investidos R$ 4.464.728,55 nas intervenções. O cronograma será definido pela Secretaria Municipal de Obras (Semob).
Esta é mais uma das intervenções estruturais promovidas pela Prefeitura de Vila Velha no plano de expansão e qualificação da Rede Municipal de Ensino. Confira AQUI as obras de construção e reformas de Unidades Municipais de Ensino Fundamental e de Educação Infantil.
História
Construída em 1895, a Estação Leopoldina deixou de receber passageiros há quase 30 anos. Em 2017 foi retomado o pedido de cessão da Estação Leopoldina ao município. No local, haverá biblioteca, espaço histórico, auditório, salas de informática e cultural, lanchonete e outros compartimentos com acessibilidade. O plano contempla proporcionar atividades extracurriculares para os alunos da Umef Ana Bernardes Rocha e públicas da comunidade local.
Entrega das propostas
A Comissão de Licitação Permanente da Semob receberá as propostas e documentação das empresas interessadas em participar do processo até às 9h30 do dia 27 de agosto, na Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Obras, na Avenida Saturnino Rangel Mauro, nº 340, Praia de Itaparica, Vila Velha.
O Edital poderá ser retirado no endereço acima de posse de mídia digital, pelo e-mail cplsemob @vilavelha.es.gov.br ou em: http://www.vilavelha.es.gov.br/licitacoes.