Feira de mulheres empreendedoras na casa do cidadão em Vitória

0

A diversidade de produtos, as habilidades das artesãs e os preços são os principais atrativos da Feira de Mulheres Empreendedoras, realizada até esta quinta-feira (8), na Casa do Cidadão. Os que passam por lá têm elogiado a iniciativa e estão adiantando as compras de fim de ano.

“Já encontrei as lembrancinhas que desejo presentear no Natal. Tudo lindo e com preço convidativo”, diz Carolina Monteiro, que comprou velas, aromatizadores e laços de cabelo.

A segunda edição da Feira começou na terça (6) e vai até esta quinta-feira (8). O evento integra a campanha dos 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, conduzida pela Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid). As empreendedoras voltarão a expor seus produtos na Casa do Cidadão, neste sábado (10), das 8h às 12h, durante o Sabadão da Cidadania.

Autonomia e sustentabilidade

A feira reúne mulheres e seus pequenos negócios de diferentes segmentos, como roupas, semi-jóias, peças em crochê, papelaria, produtos de beleza, aromatizadores, doces, cestas de café da manhã e até uma agência de turismo. Em comum, elas tiveram o desejo de superar situação de vulnerabilidade social. Muitas superaram relacionamentos abusivos, planejaram conquistar autonomia financeira, buscaram qualificação profissional e se apoiaram mutuamente.

“Nosso movimento começou em Andorinhas, quando a comunidade estava passando por sérias situações de violência. Buscamos apoio nas políticas públicas existentes, fizemos cursos e começamos a vender no nosso bairro, fortalecendo a economia local. A cada feira, divulgamos nosso trabalho e a mensagem de que podemos ser donas de negócios e merecemos respeito e dignidade”, diz Bella de Andorinhas, a líder das mulheres e fundadora do Instituto Mulheres em Ação pela Cidadania (Imac).

Uma das expositoras mais tradicionais é Maria Peixoto, que representa um coletivo de mulheres da Economia Solidária. Elas captam retalhos e sobras de tecidos de fábricas e transformam em tapetes, Sousplats, chaveiros, chapéus, acessórios, uma infinidade de itens. “Além de garantirmos uma renda para nossas famílias, também contribuímos com o meio ambiente, uma vez que essas sobras seriam descartadas”, explica.

Serviço
Feira de Mulheres Empreendedoras
Dia 8, quinta-feira, das 9 às 17h, e sábado, das 8h às 12h
Local: Estacionamento da Casa do Cidadão (Avenida Maruípe, 2544, em Itararé).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui