O Botecão – festa de encerramento do festival Roda de Boteco – vai promover uma feira de negócios com produtos nos segmentos de casa, decoração, bem-estar e alimentação.
A feira, que irá funcionar anexa ao Botecão na Prainha, nos dias 8 e 9 de julho, irá reunir 57 empreendedores do ramo do artesanato, agricultura familiar e economia solidária, entre outros pequenos e micro negócios.
Na sexta (8), os estandes irão funcionar de 17 às 0h, para o público que adquiriu o ingresso para o Botecão. Já no sábado (9), a feira de negócios terá entrada gratuita de 12h às 15h30 (neste horário, somente a feira estará funcionando).
“Dos 57 expositores, 22 são de Vila Velha. Será possível encontrar opções de peças artesanais para os mais diversos públicos, como bolsas, bijuterias, nécessaires, blusas feitas à mão, além de alimentos caseiros como biscoitos, massas, geleias, compotas e mais”, ressalta o secretário de Cultura e Turismo, Paulo Renato Fonseca Júnior.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti, afirma que esse evento é uma oportunidade para os Artesãos e Empreendedores da Economia Solidária: “O Botecão é um evento que atrai muitas pessoas. Nesses dois dias, os artesãos e empreendedores da Economia Solidária poderão expor seus produtos e assim aumentar a rede de negócios”, explica Colodetti.
A feira é promovida por meio de uma parceria junto ao Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES) e a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes).
Outras contrapartidas
Além dos custos pagos aos cofres municipais, assim como em qualquer evento privado que utiliza o espaço público, o Roda de Boteco se comprometeu a fazer uma bonificação referente à reciclagem do óleo utilizado no evento.
Recipientes serão distribuídos pelo festival para a armazenagem do óleo de fritura utilizado em cada um dos 40 stands dos botecos. Quando esse coletor ficar cheio de óleo, a organização recolherá e substituirá por outro coletor higienizado. Assim que esse óleo chega na Biomarca, empresa parceira e responsável pela reciclagem, todas as impurezas – como sujeiras, água e resto de alimentos de fritura – são retiradas.
Depois, esse óleo passa por um processo que permite que ele fique dentro do padrão de qualidade exigido pelo mercado, para se tornar matéria prima para a indústria, o biodiesel. É a partir dessa operação que haverá uma bonificação.
E mais: a doação completa dos alimentos arrecadados na venda de ingressos solidários será feita para uma instituição de Vila Velha. Vale lembrar que as pessoas que não são abarcadas pelos casos de meia-entrada previstos em lei podem adquirir o ingresso pela metade do preço desde que levem, cada uma, 1kg de alimento não perecível no dia do evento. O Roda de Boteco também firmou compromisso de realizar a doação das latas de cerveja e refrigerantes recolhidas no evento para a associação de catadores de Vila Velha.
Serviço:
Feira de Negócios – Botecão Grande Vitória
Com entrada gratuita: Sábado (9), 12 às 15h30
Local: Parque da Prainha