Em decreto que será publicado, em edição extra, do Diário Oficial de Cariacica, na noite desta sexta-feira (27), a prefeitura liberará a realização de feiras livres cadastradas na cidade. As atividades estavam suspensas por 30 dias, conforme o decreto 063/2020, publicado no último domingo. A decisão de retomar os trabalhos foi tomada após reunião realizada na manhã desta sexta-feira. Para voltarem aos locais de trabalho os feirantes terão que cumprir uma série de exigências, todas visando a saúde deles e dos consumidores neste momento de pandemia do novo coronavírus (covid-19).
Participaram do encontro o procurador-geral, Eduardo Dalla Bernardina; o secretário de Meio Ambiente, Claudio Denicoli; o gerente de Fiscalização Urbanística e Integrada, Jefferson Gomes Finco e feirantes.
Foi acordado que um dos pontos a serem seguidos é o espaçamento lateral de, no mínimo, 1,5 metro entre uma barraca e outra e não deixar produtos ao redor. Os mesmos deverão depositados nos tabuleiros ou armazenados embaixo.
Outro aspecto do decreto determina que não hajam, entre os feirantes, pessoas com idade superior a 60 anos ou com sintomas de gripe ou resfriado. Os feirantes também deverão adotar medidas de higiene preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) são elas a limpeza constante das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70º. Acrescente-se que utensílios como balanças, cestas, recipientes, da mesma forma, devem ser higienizados constantemente .
Proibições
Pastéis, caldos de cana e outros alimentos podem ser comercializados, desde que, em embalagens fechadas e adequadas ao transporte, já que está proibido o consumo de alimentos nas feiras.
Outra proibição diz respeito a disponibilização de mesas e cadeiras para atendimento aos clientes, bem como a utilização de áreas destinadas ao fluxo de pessoas.
O secretário de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente, Claudio Denicoli, defende que, como a decisão de retomar os trabalhos era um anseio dos feirantes, a categoria irá acatar às determinações do decreto.
“Os feirantes irão cumprir, pois se não der certo as feiras serão novamente suspensas. Compartilhamos com eles a responsabilidade de conter a disseminação do coronavírus. Nossa equipe de fiscalização está atuando por toda a cidade e vai intensificar as fiscalização nas feiras”, avalia.
O coordenador da Vigilância Sanitária, Fernando Cesar Teixeira, também avalia a medida como positiva, desde que as recomendações sejam seguidas.
“Tendo em vista que os demais comerciantes estão aceitando bem as orientações que a Vigilância Sanitária está passando, acredito que os feirantes também irão aceitar”, diz.
Sanções
O comerciante que infringir os termos do decreto terá o cadastro para participar de feiras em Cariacica excluído e será encaminhado à delegacia.
A fiscalização ficará à cargo dos técnicos da Coordenação de Feiras do município.
Foto: Lucas Calazans