Maratona de férias! Mas nada de ficar na frente da televisão ou mexendo no celular, porque tem atividades diversas, para todas as idades, e totalmente gratuitas, nos Centros de Ciência, Educação e Cultura (CCEC) de Vitória. São muitas opções e você pode escolher onde quer se divertir!
O que acha de começar o dia visitando a Escola da Biologia e História? Às 8h e às 9 horas, tem visita guiada para conhecer os patrimônios naturais e histórico-culturais do Espírito Santo com ênfase no município de Vitória, mostrando as diferentes referências naturais e culturais aqui presentes, bem como as transformações ocorridas em detrimento da ocupação humana e a urbanização.
O espaço conta com aquários e espécies de animais representando diferentes ambientes aquáticos. Quem sabe você tira uma selfie com o Nemo por lá?
Às 10h30 tem oficina de cartão postal em que os participantes poderão criar um cartão postal autoral, reconhecendo os monumentos históricos que marcam a cidade de Vitória por meio da confecção de seus próprios desenhos. A mesma programação se repete à tarde, às 13h, 14h e 15h30.
Física e tecnologia
Um mundo de curiosidade e novas descobertas. Vamos brincar de fazer um robô? Isso mesmo! E que tal se desafiar a resolver um cubo mágico, aprendendo a lógica? É, a resposta para montar todas as cores do brinquedo não é sorte, não é acaso, é matemática!
A Escola de Inovação oferece uma programação de oficinas em suas duas salas, a segunda dedicada à oficina de cubo mágico e a primeira revezando robótica e impressão 3D. As atividades ocorrem pela manhã, às 8h, às 9h e às 10h, e também à tarde, às 13h, às 14h e às 15h.
Óptica. Conhece? É a área da física que estuda a luz e os seus fenômenos e também o tema da programação desta terça na Escola de Física, onde os conceitos de óptica se transformam em experimentos surpreendentes.
As sessões serão às 8h, 9h, 10h e 11h ou ainda às 13h30, 14h30, 15h30 e 16h30, com oficina de câmara escura e acervo de experimentos: sombra colorida, sombra congelada, bancada de óptica, caleidoscópio, espelhos côncavo e convexo.
De olho no céu e papo com pesquisadora
Se você resolver sair de casa para dar uma caminhada na orla da Curva da Jurema, praia da Guarderia, aproveite a sua manhã e inclua na programação uma visita à Praça da Ciência. Sim, na semana de férias o espaço estará aberto desde terça-feira, a partir das 8h.
O acervo do lugar é incrível, são 16 equipamentos que levam você a visitar o sistema solar e a redescobrir experiências que talvez tenha visto só nos livros de Física e Matemática. Por exemplo, o que acha de desafiar sua própria força, suspendendo o seu corpo por meio de um sistema de roldanas e polias? Se estiver em grupo, o trabalho em equipe é fundamental para conseguir equilibrar todo mundo em cima do disco de equilíbrio.
Além do acervo, quem já assistiu ao filme do Rei Leão, encontra na Praça dois exemplares da Samanea, a árvore da chuva, que aparece na animação. Inclusive, o primeiro exemplar plantado na Praça veio diretamente da África! À tarde, com início às 15h, começam os encontros da programação “Com a palavra, o pesquisador!”
A série de seis participações especiais estreia com a pesquisadora Thays Cardoso Valim, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), falando sobre “A química das especiarias e a alimentação funcional”.
Mas, se você quiser fazer aquela super viagem sem sair da nossa capital, a partir das 15 horas, tem a programação de sessões no Planetário de Vitória! São seis horário diferentes, com quatro projeções na cúpula do espaço, simulando o céu, que encantam o público de todas as idades.
Às 15h e às 15h45, a exibição é “Reconhecimento do céu”. Às 16h30 e às 17h15, “Terra: o nosso planeta!”. Às 18h, tem “Sol, Terra e Lua” e, encerrando o dia, às 19h, a sessão será “Uma viagem entre os planetas”.
Para embarcar nesse foguete, dois cuidados: é preciso usar máscara e apresentar comprovação de vacina contra a covid-19, regras instituídas pela Ufes. Cada sessão tem limite de 30 pessoas.
PROGRAMAÇÃO
Terça-feira (19)
- Escola da Biologia e História
8h e 9h: Visita guiada
10h30: Oficina de cartão postal
13h e 14h: Visita guiada
15h30: Oficina de cartão postal
- Onde fica: Avenida Dário Lourenço de Souza, Nº 790. Bairro Mário Cypreste (na entrada do Sambão do Povo).
- Escola de Física
Tema: Óptica, com quatro sessões das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30
Oficina: Câmara escura
Acervo de experimentos: Sombra colorida, sombra congelada, bancada de óptica, caleidoscópio, espelhos côncavo e convexo.
- Onde fica: Padre José de Anchieta, s/n, Parque Moscoso.
- Escola de Inovação
Duas salas com oficinas em três horários pela manhã, às 8h, 9h e 10h, e outros três horários à tarde, 13h, 14h e 15h. Na sala 1, a programação é impressão 3D e robótica. Na sala 2, cubo mágico.
A oficina de robótica é aconselhável a partir de 10 anos. Já a impressora 3D e o cubo mágico, a partir de 12 anos.
- Onde fica: Padre José de Anchieta, s/n, Parque Moscoso.
- Praça da Ciência
8h: abertura para visitação do acervo com monitoria
15h às 16h30: Com a palavra, Thays Cardoso Valim, da Ufes
Apresentação: “A química das especiarias e a alimentação funcional”
- Onde fica: Avenida Américo Buaiz, s/n, Enseada do Suá (próximo à praia da Guarderia).
Planetário de Vitória
15h e 15h45: Reconhecimento do céu (infantil)
16h30 e 17h15: Terra: o nosso planeta! (infantil)
18h: Sol, Terra e Lua (infantil e fundamental 1º ao 5º ano)
19h: Uma viagem entre os planetas (fundamental 6º ao 9º ano)
- Onde fica: Avenida Fernando Ferrari, 514, dentro do campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo.
A programação completa, até domingo, você encontra aqui.