Diante do avanço do coronavírus (Covid-19) no Brasil e com as medidas de isolamento determinadas pelas autoridades para diminuir o risco de contaminação, o Festival de Cinema de Vitória disponibiliza agora os filmes exibidos pelo evento no ano passado.
O #FCVemCasa é uma forma de entreter a população e promover o acesso a audiovisuais de qualidade. Os filmes são disponibilizados no site do Festival de Cinema. Para assisti-los, basta acessar o portal.
O Festival de Cinema contou com o apoio da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). Nesta nova iniciativa, a organização do evento está reunindo, junto dos realizadores participantes da edição passada, os filmes exibidos para disponibilizá-los on-line e gratuitamente.
4ª Mostra Mulheres no Cinema
Já foi lançada a primeira edição do #FCVemcasa com os filmes exibidos na 4ª Mostra Mulheres no Cinema: “Deus te dê boa sorte”, de Jaqueline Farias; “Fosfeno”, de Clara Vilas Boas e Emanuele Sales; “Poder”, de Sabrina Rosa; e “Afeto”, de Gabriela Gaia Meirelles e Tainá Medina.
A Mostra Mulheres no Cinema se consolidou na programação do Festival de Cinema, abrindo um espaço exclusivo para mulheres realizadoras.
O destaque é dado para mulheres que fazem parte do mercado cinematográfico brasileiro, propiciando o debate sobre questões de gênero e evidenciando discursos de empoderamento e questionamentos sobre a igualdade de direitos no contexto social contemporâneo, através de suas produções.
Mostra de Curtas
A próxima edição do #FCVemcasa será com os filmes da 23ª Mostra Competitiva Nacional de Curtas. A Mostra foi sucesso de público e é a mais tradicional do Festival de Cinema de Vitória.
Os filmes ficam disponíveis no site do Festival de Cinema (http://www.festivaldevitoria.com.br) para visualização.
Democracia
Para o secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó, a iniciativa é uma forma de democratizar ainda mais o acesso às produções audiovisuais nacionais.
“O Festival de Cinema de Vitória é o mais importante evento audiovisual do Espírito Santo, e a Prefeitura de Vitória se orgulha de fazer essa parceria, uma parceria que existe durante o ano inteiro e que é mais expressa durante a Virada Cultural, quando ocorre o festival”, afirma.
Grijó ainda elogiou a dedicação da realizadora do Festival de Cinema de Vitória, Lucia Caus, em promover o cinema no Espírito Santo. “Lucia Caus é uma batalhadora, é uma lutadora no que diz respeito à defesa do cinema e à sua difusão. Nós temos muito orgulho de poder fazer parte dessa história”, conta.