É da argila que algumas dezenas de artesãs de Vitória tiram seu sustento. As paneleiras de Goiabeiras conseguiram, por meio do seu trabalho, garantir às panelas de barro o título de primeiro bem cultural registrado como Patrimônio Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Em Vitória, é dentro de um galpão, aberto à visitação, que essas mulheres fabricam, manualmente, as cerâmicas – bem como comercializam suas criações, que exibem as formas mais diversas. Um espaço que já se tornou ponto turístico para gente de dentro e fora do Estado.
Nesta sexta-feira (30), a Prefeitura de Vitória tornou pública a tomada de preços para contratação de uma empresa que execute as obras de reforma do mezanino e do Galpão das Paneleiras. O edital estará disponível no site portaldecompras.vitoria.es.gov.br. A abertura dos envelopes será feita no próximo dia 19 de maio.
Obras
Aproximadamennte R$ 86 mil deverão ser investidos na restauração do piso do local, na instalação da vedação dos vidros do telhado, em pintura, na substituição de peças danificadas da rampa, entre outras melhorias.
“A panela de barro é o meio de vida de muitas famílias da nossa capital. Além disso, é justamente a atividade dessas famílias que nos auxilia a promover a indústria turística de Vitória. A panela de barro é o principal instrumento usado para a produção de tantos pratos, genuinamente capixabas. Essas senhoras merecem a nossa atenção, nossa dedicação e nosso respeito e, para isso, precisamos proporcionar a elas um espaço digno para continuarem contribuindo com o crescimento e a história da capital”, destacou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
“As paneleiras são símbolo da nossa cultura. É um sinal de respeito do importante trabalho que desempenham. É um resgate da nossa memória e nossa história”, disse a diretora de Turismo da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Luzia Toledo.
Serviço
Galpão das Paneleiras
Rua Leopoldo Gomes Salles, 55, Goiabeiras
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas
Tel: (27) 3327-0519
Foto: Flávio Almeida