GM e PM vão atuar no entorno do Sambão do Povo no desfile das escolas de samba

0

Falta pouco para o sinal verde do Carnaval de Vitória no Sambão do Povo. Enquanto os foliões preparam as fantasias e as escolas ajustam os últimos detalhes, o “bloco” da segurança pública já se organizou para garantir a ordem em todos os dias de evento.

A Guarda Municipal de Vitória, a Polícia Militar e a Polícia Civil já traçaram seus planejamentos de atuação durante os dias de festa, de quinta (13) a domingo (16).

A apresentação do esquema de segurança aconteceu durante a reunião mensal do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, na tarde desta terça-feira (11), no Palácio Municipal. Também participaram da reunião as secretarias municipais de Cultura (Semc), Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), Saúde (Semus), Assistência Social (Semas), Desenvolvimento da Cidade (Sedec) e Meio Ambiente (Semmam).

“Essa reunião que acontece mensalmente há sete anos é a prova que a união de forças pode garantir a ordem nesses eventos que atraem públicos maiores. Estamos com o esquema não só de segurança, como também de organização na região do entorno do Sambão do Povo. Quero agradecer à Guarda Municipal e à Polícia Militar pelo empenho em garantir a ordem e a segurança que pudemos vivenciar no Carnaval de Vitória nesses últimos sete anos”, disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

O secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira, destaca que o Carnaval de Vitória deixou há muito tempo de ser um evento apenas municipal. “O Carnaval já assumiu uma magnitude de evento de toda a Região Metropolitana. Nossas ações e planejamentos são feitos para eventos de grande porte que atraem público de todos os municípios do Estado”.

Planejamento

Com o intuito de preservar a ordem pública e garantir a tranquilidade dos participantes do evento, da próxima quinta (13) até a madrugada de domingo (16), 70 agentes comunitários atuarão em turnos alternados nas imediações do Sambão do Povo, bem como nos bairros adjacentes.

O patrulhamento, em apoio ao trabalho da Polícia Militar, será realizado a pé por grupos de agentes e também em viaturas.

“Vamos agir para inibir ações delituosas e manter a sensação de segurança no local para os foliões”, disse o coordenador do Grupamento Comunitário da Guarda Municipal de Vitória, agente Paulo Picolli.

Comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, o coronel Borges informou que a corporação fará uma segurança “robusta” do evento, com atuação de 750 policiais nos três dias de evento, divididos em três turnos.

“Tendo em vista o planejamento da Polícia Militar e o da Guarda Municipal, a região do Sambão do Povo praticamente não terá uma rua sem a presença de um agente de segurança. A estrutura de segurança será robusta, com uma média de 750 policiais escalados para atuar nos três dias do evento, em três turnos”.

A Polícia Civil também atuará nos três dias em esquema especial. A Delegacia de Santo Antônio ficará aberta especialmente para atender ocorrências relacionadas a delitos no Sambão do Povo e no entorno. De quinta a domingo atuarão no local delegado, escrivão e policiais.

Trânsito

As interdições nas ruas do entorno do Sambão do Povo serão devidamente sinalizadas pela Gerência de Operações e Fiscalização de Trânsito da Guarda Municipal de Vitória. No total, 66 agentes de trânsito estarão posicionados nos pontos de interdição e também atuarão na organização do tráfego nos horários de maior movimento.

“Fizemos algumas mudanças na interdição em relação ao ano passado para melhorar o fluxo na região, principalmente, nos horários de chegada e saída do evento”, disse Marcelo Perozini, gerente de Operações e Fiscalização do Trânsito.

Pontos de interdição

Horário: a interdição ocorrerá das 7 horas da próxima quinta-feira (13) até as 7 horas do domingo (16).

Somente terão acesso às ruas interditadas moradores da região, representantes das escolas de samba e fornecedores do evento que estejam devidamente credenciados.

Teatro Carmélia: nesse ponto, o tráfego da rua Dário Lourenço de Souza será desviado para a rua Engenheiro Manoel dos Passos Barros.

Ciase (Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo): bloqueio total da rua Dário Lourenço de Souza, rua principal de acesso ao evento.

Igreja Deus é Amor: nesse ponto, haverá presença permanente de agentes para impedir a passagem para rua Engenheiro Manoel dos Passos Barros.

Posto Ipiranga: nessa altura, o fluxo de veículos será desviado para avenida Santo Antônio, com saída pelo

Posto Ouro Negro: esse fechamento é realizado para evitar que veículos acessem o posto para entrar na área interditada, atrapalhando a fluidez do trânsito local.

Volta do Rabaioli: acesso permitido apenas para moradores do local.

Clínica dos Acidentados: acesso permitido somente para pessoas que forem ao hospital.

Mar e Terra: fechamento com presença de agentes. O acesso somente será permitido para fornecedores do evento devidamente credenciados.

Foto: Flávio Almeida

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui