A Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) implantou a primeira ciclorrota da capital. Ela fica na rua Desembargador Cassiano Castelo, em Goiabeiras. A via também é a mais nova Zona de Velocidade Segura (Zona 30) da cidade.
Toda sinalizada, a ciclorrota se conecta com a ciclovia da avenida Fernando Ferrari e liga a ciclofaixa da avenida Presidente Costa e Silva à avenida Jerônimo Vervloet, no interior do bairro.
A ciclorrota ocupa 500 metros da via e 77 metros de calçadas compartilhadas. Ela tem legendas no solo e placas em braço projetado, além de postes de madeira que indicam a presença de ciclistas. A sinalização indica o direito de circulação já definido em acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.
“As bicicletas devem ter prioridade de circulação em relação aos carros, motocicletas e outros veículos motorizados. Para a implantação das ciclorrotas, são escolhidas vias onde não há circulação de transporte coletivo e que, naturalmente, servem de percurso para ciclistas”, destacou a secretária de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Ana Elisa Nahas Amorim Pimentel.
Outros bairros
Outros bairros contemplados com as ciclorrotas serão Jardim Camburi, Mata da Praia, Bairro República, Jardim da Penha, Praia do Canto, Bento Ferreira, Ilha de Santa Maria, Forte São João, Redenção, Nova Palestina e Itararé.
Zona 30
Para oferecer ainda mais segurança aos ciclistas, as vias escolhidas são aquelas com menor intensidade de tráfego. “Para reforçar ainda mais a segurança dos ciclistas, implantamos ao mesmo tempo a sinalização de Zona de Velocidade Segura (Zona 30) de maneira planejada”, reforçou Ana Elisa.
A secretária também destacou a necessidade da atenção de todos – ciclistas, motoristas e pedestres – como melhor forma de prevenir acidentes. “Estarão todos bem próximos e deverão se respeitar, pois os percursos foram planejados para uso compartilhado e de maneira saudável”, frisou.
A escolha das ruas para implantação das ciclorrotas também teve como critério a necessidade de interligação com estruturas cicloviárias (ciclovias e ciclofaixas) já implantadas no município. Tal ligação pode ser complementada por meio de calçadas compartilhadas, nas quais os pedestres também devem estar atentos.
A Prefeitura de Vitória informa que o seu Plano de Metas prevê, até o ano de 2020, a ampliação da malha cicloviária (ciclovias, ciclorrotas e ciclofaixas) do município para 50 quilômetros. Atualmente, há 39,7 quilômetros de ciclovias.
Compartilhamento
Na ciclofaixa, existe a divisão da faixa do carro com a do ciclista, com sinalização horizontal e tachões. A faixa, nesse caso, é exclusiva do ciclista.
Na ciclorrota, existe o compartilhamento da faixa de carros com os ciclistas, que podem transitar na frente do carro no meio da pista. Porém, os veículos, necessariamente, devem respeitar os ciclistas, que têm a preferencial.
Novas estratégias
Nos países que viveram a pandemia, medidas de adequação à circulação de pessoas estão sendo adotadas, e Vitória vai ao encontro dessa inovação.
“Deverão ser pensadas ações de estímulo ao uso de bicicletas com novas opções de circulação, como estas ciclorrotas. Para evitar a grande concentração de pessoas em horários de pico, novas estratégias precisam ser pensadas na área de mobilidade urbana e estas são boas alternativas”, finalizou a secretária.
Foto: Divulgação Setran