A Prefeitura de Vila Velha vai instituir, por meio de uma portaria, a “Patrulha Maria da Penha” da Guarda Municipal para o atendimento a mulheres vítimas de violência no município.
O secretário de Defesa Social e Trânsito (Semdest), coronel Oberacy Emmerich, vai anunciar oficialmente, nesta sexta-feira (8), a criação da patrulha durante um evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher, na Praça Duque de Caxias, no Centro.
A guarnição, composta por duas agentes femininas e um homem com uma viatura, será responsável pelas visitas tranquilizadoras a mulheres vítimas de violência que possuem medidas protetivas. A agenda com as visitas ainda será alinhada com as autoridades judiciárias responsáveis pelos atendimentos à mulher no município.
“A Patrulha Maria da Penha terá como missão principal dar atenção, proteção e assistência às mulheres vítimas de violência no município de maneira a estabelecer vínculos”, enfatizou Emmerich.
Atualmente, aproximadamente 280 mulheres vítimas de violência, com ou sem medidas protetivas, são atendidas semanalmente pelo Centro de Referência em Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica de Vila Velha (Cranvive) da Secretaria Municipal de Assistência Social.
“Precisamos encorajar nossas mulheres, não podemos permitir que outras ‘Marias’ sejam destruídas. Mulher não é objeto para ser jogada contra a parede”, disse a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Elisângela Fraga de Oliveira da Silva, da Guarda municipal, que também é vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDDIM).
Foto: Felix Falcão