Os idosos de Viana presentes na primeira etapa de vacinação do Plano Estadual de Imunização da Covid-19 receberão a dose da vacina em casa. A estratégia de imunização do público foi definida pelo prefeito Wanderson Bueno e a equipe da Secretaria de Saúde do município. A escolha pela vacinação domiciliar foi definida com base na experiência exitosa da cidade na vacinação contra gripe no último ano, onde todo o público-alvo da campanha foi imunizado em poucos dias.
De acordo com o prefeito Wanderson Bueno, a escolha pela vacinação em casa também é uma maneira de evitar aglomerações nos locais de vacinação e uma proteção aos idosos da cidade, uma vez que eles fazem parte do grupo de risco da doença. “A vacinação domiciliar foi uma estratégia adotada na campanha contra a influenza (gripe) que deu muito certa na cidade. Foram 20 equipes que levaram menos de duas semanas para imunizar cerca de 9.500 idosos à época”, destacou.
Outras estratégias de vacinação estão sendo definidas pela a equipe, como, por exemplo, a possibilidade de agendamento online e a ampliação no horário de funcionamento das Unidades de Saúde. “Estamos preparados para iniciar a vacinação. Já dispomos dos insumos necessários, equipamentos e profissionais capacitados e devidamente preparados para esse momento tão aguardado por todo país” pontua o prefeito.
Plano Estadual de Vacinação
Na primeira etapa de vacinação do Plano Municipal de Vacinação, que prevê a imunização de mais de um milhão de pessoas, está prevista a vacinação de 271.788 pessoas. Desse grupo, fazem parte trabalhadores da área de saúde, pessoas de 75 anos ou mais, idosos institucionalizados (ou seja, que estejam em asilos ou instituições psiquiátricas), população indígena, além de povos e comunidades tradicionais ribeirinhas.
A segunda fase contempla pessoas de 60 a 74 anos. Nela, está previsto que 435.659 capixabas nessa faixa etária sejam vacinados. A terceira etapa da campanha será destinada a pessoas com comorbidades — como diabetes, hipertensão, obesidade e outras doenças graves. Nessa fase, espera-se imunizar um total de 393.566 capixabas.