As duas barreiras sanitárias de Cariacica completam uma semana de funcionamento nesta sexta-feira (15) e, até o momento, 3.652 veículos foram abordados e 5.849 pessoas tiveram a temperatura aferida. As barreiras estão localizadas em CampoGrande, na entrada da avenida Expedito Garcia, na altura do Posto Valentim e em Itacibá, próximo ao Ifes.
O objetivo da ação, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) é ajudar na verificação do estado de saúde de motoristas e passageiros em relação ao coronavírus, além de orientar sobre a importância do isolamento social nesse momento.
A abordagem ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 15h às 18h e, aos sábados, das 7h às 11h. Equipes da Vigilância Sanitária do município e profissionais da Secretaria de Defesa Social estão responsáveis pela fiscalização.
Além de ter a temperatura aferida, na abordagem, os ocupantes do veículo também recebem orientações e o motorista responde a questionário com perguntas como nome, município em que reside e se apresenta sintomas da Covid-19. Ao perceberem um caso suspeito, os agentes orientam a pessoa e ficar em isolamento por 14 dias. O cidadão que apresentar temperatura superior a 37.7º é orientado a buscar atendimento em uma unidade de saúde.
De acordo com as equipes responsáveis pela fiscalização, dois motoristas abordados apresentavam febre – temperatura superior a 37.7º – e receberam orientações para buscar atendimento médico.
As barreiras sanitárias foram pensadas para estar em locais que possuam uma grande circulação de pessoas, e estejam na região de bairros com grande número de casos positivos.
Foto: Claudio Postay