O instrutor de kickboxing de Viana, Ederson Subtil, teve o trabalho reconhecido após ser nomeado como um dos melhores mestres de artes marciais do mundo na 12ª edição do livro Grandes Mestres das Artes Marciais.
Homenageado pela publicação, o instrutor foi convidado para o lançamento, no último dia 29 de novembro, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). Além dele, mestres de artes marciais de diversos países participaram do evento em apresentações de palestras e debates.
Dono de uma academia de kickboxing no bairro Vila Bethânia há seis anos, o mestre conta atualmente com mais de 100 alunos e já treinou mais de cinco mil pessoas.
Professor de educação física e praticante de artes marciais há 28 anos, Ederson foi um dos quatro capixabas a serem citados na publicação, que tem o objetivo de fazer um levantamento histórico dos pioneiros e das modalidades.
“É um reconhecimento importante. Esse livro representa os mestres que mais se destacaram no mundo no último ano. Para mim, é uma honra estar nessa edição, contando um pouco da minha trajetória, das lutas, dos campeonatos, de tudo que eu passei para chegar até onde eu cheguei”, comemorou o mestre.
O livro busca preservar a história e o trabalho de pioneiros, professores e mestres que influenciaram seus alunos, conforme comenta Ederson.
“Arte marcial não é só soco e chute. Temos o dever de ensinar sobre o respeito e resgatar a doutrina e a disciplina. Nós que somos mestres e professores, somos colocados como espelho para as crianças e jovens”, ressaltou Ederson.
O grão mestre de kickboxing, Wevesson Félix, também homenageado no livro, ressalta a importância das artes marciais no desenvolvimento de jovens.
“O trabalho desenvolvido na academia tira as crianças da rua, as coloca no esporte e ajuda na disciplina. Isso auxilia muito no crescimento das crianças como cidadãos e quem sabe serem futuros exemplos nas artes marciais”, comentou Wevesson.