Mulher comanda pela primeira vez a GM de Vila Velha

0

Pela primeira vez desde a sua instituição, a Guarda Municipal de Vila Velha passa a ser comandada por uma mulher. Com dez anos de corporação, Elisângela Fraga de Oliveira da Silva, de 40 anos, assume o cargo nesta quarta-feira (10). O órgão é vinculado à Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (Semdest).

Oliveira, como é chamada pelos colegas, é pós-graduada em Defesa Pessoal e possui vários cursos na área de segurança pública e de enfermagem, atividade que exerceu antes de entrar na Guarda Municipal em 2008, onde já atuou como inspetora, gerente e coordenadora do grupamento escolar. Atualmente, está cursando Políticas Públicas no Instituto Federal do Espirito Santo (Ifes) de Vila Velha e participa do Conselho Municipal da Mulher.

A Guarda Municipal conta hoje com um efetivo formado por 296 agentes, entre os quais 51 mulheres. “É uma mulher experiente, preparada e muito respeitada na corporação, além de demonstrar alta capacidade de comando”, avaliou o secretário de Defesa Social e Trânsito, coronel Oberacy Emmerich Júnior, que acrescentou: “Foi uma mudança de rotina”, justificou.

Elisângela Oliveira ficou surpresa com a indicação: “Foi muito gratificante receber esse convite. Nós mulheres temos lutado muito para ocuparmos novos espaços e sermos tratadas com igualdade no que se refere ao exercício profissional. Quero contribuir com a corporação e com a sociedade, até porque, como mulher, temos facilidade de mediar conflitos e de equilibrar emoção e razão”.

Foto: Fabricio Lima

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui