“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. A frase do saudoso filósofo e educador Paulo Freire reflete bem o momento vivido pelas comunidades da Grande Terra Vermelha, que, neste sábado (31), receberá uma nova escola.
Já está quase tudo pronto para a inauguração da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) “Dijayro Gonçalves Lima”, localizada em Barramares. A cerimônia de entrega da unidade será realizada neste sábado (31), às 9 horas. O evento ocorrerá na própria escola, localizada na Avenida Presidente Kennedy, s/n, próxima à Unidade de Saúde do bairro.
Construída de forma rápida e econômica, em apenas cinco meses, com base no material conhecido como concreto PVC, a escola atenderá, inicialmente, a 200 alunos (em 2020 serão 400 crianças matriculadas) da região. As aulas começam já na próxima terça-feira (3).
“A Umef ‘Dijayro Gonçalves Lima’ tem todos os equipamentos e quadro de profissionais necessários para dar às crianças da região acesso à uma educação de qualidade”, declara o secretário municipal de Educação, Roberto Beling.
As carteiras, mobiliário, eletrodomésticos, materiais didáticos e outros itens necessários ao funcionamento pleno de uma escola já estão sendo montados e chegando à unidade. A escola recebe o nome do servidor e escritor Dijayro Gonçalves Lima, falecido em 2014. Os operários dão os últimos retoques na obra.
Estrutura
A edificação de um pavimento conta com oito salas de aula, pátio coberto, quadra poliesportivo, parquinho, biblioteca, laboratório de informática, sala de recurso multifuncional para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), banheiros acessíveis, dois reservatórios de água e acesso pleno a pessoas com deficiência.
O método construtivo fazendo uso do concreto PVC oportuniza uma alta produtividade pela característica do material mais leve, fazendo uso de até 72% menos água e energia em seus processos, em relação às obras convencionais. A economia para a realização da obra alcança 20%, sendo esta realizada em curto prazo.
Durante a construção da unidade, o corpo diretivo, a formação da equipe de professores e de outros profissionais que atuarão foi formada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).
No período de construção da unidade, a direção da Umef de Barramares realizou, por exemplo, o cadastramento dos estudantes, garantindo o registro dos 200 alunos que vão compor as primeiras turmas da escola, do 1º ao 3º ano. A partir do início 2020 serão disponibilizadas 400 vagas.
“Fizemos um trabalho de busca ativa dos alunos em todas as escolas municipais da Grande Terra Vermelha (Região 5), informando às comunidades sobre o planejamento da unidade”, afirma o diretor da unidade, Wesley Lima Ramos.
Apresentações culturais e brinquedos
Neste sábado (31), a cerimônia de inauguração da unidade contará com apresentações culturais, atividades recreativa para as crianças (brinquedos), show do grupo Macakids e com a presença da banda da Umef Alger Ribeiro Bossois (de Cidade da Barra) e dos alunos finalistas do VI Festival de Música nas Escolas: Gabriel Nery (Tuffy Nader); Letícia Vitória (Deputado Paulo Sérgio Borges) e Thayslane Nascimento (Professor Darcy Ribeiro).
Os últimos detalhes da inauguração foram definidos pelas secretarias municipais de Gabinete, Governo e Coordenação Institucional, Educação e Defesa Social e Trânsito/Guarda Municipal, em reunião realizada nesta terça-feira (27), na sede administrativa da Prefeitura de Vila Velha.
Apresentação circense nesta sexta (30)
Mas, as crianças e famílias da região já poderão vivenciar as atividades da Umef. Nesta sexta-feira (30), a partir das 19 horas, serão realizadas apresentações circenses na unidade.
Foto: Fabricio Lima