Um dia histórico para comerciantes, empresários e moradores da Glória. O prefeito Arnaldinho Borgo, acompanhado do seu vice-prefeito, Victor Linhalis, assinou a ordem de serviço para modernização do Parque de Iluminação Pública do Polo de Moda da Glória.
O evento foi realizado na rua Santa Rosa e contou com a participação de vereadores, líderes comunitários, secretários e subsecretários municipais e população local. De acordo com a secretária de Planejamento e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante, nove ruas do Polo de Moda irão receber as novas lâmpadas de LED, num total de 165 luminárias.
Durante seu discurso, o prefeito Arnaldinho Borgo destacou o Projeto Vila Velha do Futuro: “Vila Velha está deixando de ser analógica e se tornando uma cidade inteligente a partir de hoje, com a troca das lâmpadas do parque de iluminação pública do polo da Glória. Além da iluminação, teremos a oportunidade de implantar o cerco eletrônico, o reconhecimento facial de pessoas procuradas pela polícia e muito mais. Iniciamos pela Glória e, em breve, vamos trocar as lâmpadas na orla, Barra do Jucu e toda a cidade,” concluiu o prefeito.
Segundo Marcel Miyasato, gerente de operações da Smart Vila Velha, consórcio que vai realizar a troca das lâmpadas de todo o parque de iluminação pública da cidade, duas equipes já iniciaram a substituição das luminárias. “Vale lembrar que estamos antecipando o serviço que estava programado para abril e, a pedido do prefeito, começamos em março”, disse o gerente.
Por dia deverão ser trocadas 60 luminárias. No Polo de Moda da Glória, a previsão de conclusão do serviço é de sete dias, segundo o gerente de operações da Smart Vila Velha.
Vários são os benefícios da PPP da iluminação para a sociedade, como no meio ambiente, com a redução das emissões de CO2, adoção de tecnologias sustentáveis, eficiência energética com a redução superior a 50% no consumo de energia e aumento da vida útil das lâmpadas.
Já na economia, redução dos gastos do governo, aumento de investimento com a redução da poluição luminosa, iluminação de qualidade em espaços e equipamentos públicos e pontos turísticos da cidade. E na segurança, redução da criminalidade e acidentes de trânsito no período noturno.
A Parceria Público-Privada de Iluminação Pública prevê um investimento de R$ 120 milhões ao longo de 20 anos e integra o Projeto Vila Velha do Futuro.