A Prefeitura de Vila Velha, investindo em segurança, entregou à Guarda Municipal 10 motos zero-quilômetro na manhã desta quarta-feira (15). No mesmo momento, 10 GMs foram formados para o Grupamento de Motopatrulha, que foi reestruturado para dar mais agilidade no atendimento às ocorrências. O curso de formação durou uma semana e preparou os agentes para pilotagem, abordagem, técnicas avançadas de patrulhamento, disparos embarcados e desembarcados, entre outros.
O Grupamento chegou ao local do evento, Parque da Prainha, liderados pela ubsecretária municipal da Guarda Municipal, a comandante Landa Marques. Eles foram recebidos pelo prefeito Arnaldinho Borgo, pelo secretário de Defesa Social e Trânsito, tenente-coronel Geovanio Silva Ribeiro e por representantes do legislativo municipal.
O prefeito Arnaldinho Borgo apontou os investimentos em segurança pública, compromisso assumido no plano de governo, sendo entregues já no primeiro ano de governo.
“Nossa Guarda é referência nacional, porém agora estamos dando esse empoderamento aos agentes. Com capacitação, qualificação, novos equipamentos de proteção individual, armamento, viaturas e agora, motopatrulhas. Dando condições para que se sintam referência, prestigiados e confortáveis para proteger a nossa cidade. A Guarda andava abandonada, e assim como estamos fazendo com a cidade, devolvendo-a para nossa gente, estamos devolvendo a Guarda para eles. No nosso plano de governo, colocamos o investimento em segurança pública, traçamos esse planejamento. É isso que fazemos hoje, com 10 novas motos, assim como na entrega das viaturas, na implantação da Muralha Eletrônica e em breve no videomonitoramento com reconhecimento facial”, ressaltou o prefeito.
O secretário tenente-coronel Geovanio avalia que as motopatrulhas, pela agilidade e perfil de ação, somadas à tecnologia, vão melhorar os resultados de segurança na cidade: “Nós sabemos o quanto este grupamento, aliando a técnica que têm e às câmeras da Muralha Eletrônica, devem começar a produzir. Cada um deles, que já atuava nas motos, mais treinados e melhor equipados, têm tudo para melhorar a atuação da Guarda Municipal junto à população”, pontuou.
A comandante se emocionou, lembrou do tempo de motopatrulheira e falou do orgulho de ver o grupamento novamente ser valorizado e reestruturado. Ela ressaltou o empenho dos GMs que se formaram: “Eles comeram muita lama, deram duro demais, se dedicaram para se formar depois de mais de uma semana de treinamento, com instrução também de guardas municipais. E agora tenho orgulho deste grupo e sei que eles vão entregar um ótimo serviço para a sociedade”, afirmou Landa.
As motos:
Modalidade: motos compradas
Modelo: Honda XRE 300
Motorização: 300 cc / 25,4 Cv
Equipamentos: protetor de motor, reforço de quadro e bagageiro, protetor de cárter em aço inox, sirene e giroflex
Investimento:
R$ 31.200 por unidade
R$ 310.200 por 10 motocicletas
Foto: Adessandro Reis