A Prefeitura de Vitória iniciou, nesta quinta-feira (28), a instalação de novas grelhas, mais conhecidas como tampas de bueiros, na cidade. As antigas estruturas de ferro estão sendo substituídas por um material sustentável, mais resistente, e sem valor comercial, o que inibe o furto dos equipamentos nas ruas e avenidas.
Os trabalhos foram iniciados na Avenida Dante Michelini, na orla da Praia de Camburi, e acompanhados de perto pelo prefeito Lorenzo Pazolini e o secretário da Central de Serviços, Leonardo “Formigão” Amorim.
As novas tampas são feitas de polietileno, um material 100% reciclável. Além disso, o produto não tem valor comercial. Medida que pretende acabar com os furtos das tampas na cidade, já que as antigas grelhas de ferro ainda eram alvo de revenda por criminosos.
“A partir de hoje, pelo fato das novas grelhas não terem valor comercial, certamente esse material não será alvo de vandalismo e nem de furto. Então, os novos equipamentos são importantes para o meio ambiente e para a economia e racionalização dos recursos públicos da cidade”, destacou o prefeito Lorenzo Pazolini.
Mais leves e resistentes
O fato de ser um produto sustentável e 100% reciclável não altera a resistência do equipamento. Pelo contrário: o material suporta um peso de até oito toneladas, o que deve mudar o cenário das tampas de bueiro quebráveis, como as tradicionais feitas de ferro.
Além disso, as novas tampas são significativamente mais leves do que as antigas, o que vai tornar mais fácil o trabalho das equipes de manutenção e limpeza da cidade, contribuindo para a desobstrução da passagem das águas, principalmente em dias de chuvas fortes, como explica o secretário da Central de Serviços, Leonardo “Formigão” Amorim.
“É um produto que suporta mais peso que as tampas de ferro, mesmo sendo mais leve. As antigas tinham até 30 kg, já as novas tem apenas 8 kg. Isso facilita o trabalho das equipes de manutenção e de varrição da cidade, tanto para o levantamento quanto para o trabalho de limpeza. Isso vai contribuir para a desobstrução das caixas, evitando a retenção de água e pontos de alagamentos em dias de chuvas fortes”, disse.
Ainda de acordo com o secretário, a instalação terá início pelos pontos da cidade identificados como maiores alvos de furtos das tampas, sendo ampliada em seguida para todas as regiões.