Além de ações esportivas e culturais, a Arena Procon Vitória, em Camburi, também oferece uma oportunidade para aqueles que querem aprender a desenvolver atividades voltadas para o artesanato. No local, serão disponibilizadas para o público oficinas de bijuterias e acessórios.
A formação começa nesta sexta-feira (18), mas também acontece neste sábado (19) e outras datas, sempre às sextas e aos sábados.
A primeira delas foi a oficina de feltro, que ofertou 20 vagas para quem quer aprender a fazer chaveiro de pimenta. Já amanhã (19) tem oficina de tecido, onde os alunos vão confeccionar chaveiros de abayomi.
As oficinas da próxima semana serão de cartonagem: bijuterias e acessórios; conchas: brinco, colar e pulseira; macramê: pulseiras e tornozeleiras; e oficinas de adereços de Carnaval para a cabeça.
Empreendedorismo
De acordo com a gerente de Qualificação do Trabalhador da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Fabiana Santos, a ideia é mostrar que os cursos são fundamentais para o aprimoramento do trabalho e geração de renda.
“O interessante é que os oficineiros que estão na Arena Vitória já passaram pelos serviços oferecidos pela Prefeitura, como a Unidade de Inclusão Produtiva, Coordenação de Fomento ao Trabalho, entre outros. Eles fizeram as oficinas no passado. Hoje já são empreendedores e expõem seus produtos também aqui na arena”, explicou.
Experiência
A artesã Adriana Vieira é uma das que foram assistidas pelo Serviço de Inclusão Produtiva. Ela realizou diversos cursos e, hoje, com o que aprendeu, está ensinando outras pessoas que buscam uma oportunidade de desenvolver seus talentos artesanais.
Ela contou que esse trabalho é muito gratificante e reconhece a importância de ter tido o acompanhamento. “Essa experiência lá foi muito boa. Hoje, atuo como voluntária para passar um pouco do que eu aprendi”, explicou.
Adriana diz para quem está participando da oficina que esse é o primeiro passo. “Tem gente que não sabe pegar em uma agulha, mas sai daqui fazendo também outros produtos. E eu me sinto muito feliz. A pessoa distrai, sai alegre e ainda pode ganhar um dinheirinho com o artesanato”, disse.
Programação
Sexta-feira (18/01)
Oficina de Feltro – Chaveiro de pimenta
Horário: 18 às 20 horas
Sábado (19/01)
Oficina de tecido – Chaveiro de Abayomi
Horário: 18 às 20 horas
Sexta-feira (25/01)
Oficina de Cartonagem – Bijuterias e acessórios
Horário: 18 às 20 horas
Sábado (26/01)
Oficina de Conchas – brinco, colar e pulseiras
Horário: 18 às 20 horas
Sexta-feira (01/02)
Oficina de Macramê – Pulseiras e tornozeleiras
Horário: 18 às 20 horas
Sábado (02/02)
Oficina de adereço de Carnaval para cabeça
Horário: 18 às 20 horas
Número de vagas: duas turmas de 10
Não é necessário fazer inscrição