O Pronto-Atendimento de São Pedro vai ganhar 20 novos leitos de campanha para receber pacientes com coronavírus ou com suspeitas da Covid-19.
Eles foram adquiridos por meio de verba do Ministério da Saúde. No momento, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está comprando todos os materiais necessários para iniciar essa oferta.
“Estamos preparando uma estrutura similar à de um hospital de campanha na área do PA de São Pedro. Serão leitos de observação para os pacientes que precisarem ficar no PA por um tempo maior que o habitual. Eles não estão graves para serem hospitalizados, mas precisam ficar em observação, pois, se piorarem, terão acesso rapidamente a equipamentos importantes, como respiradores. Por isso, Vitória também recebeu como doação 10 respiradores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)”, disse a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.
Estrutura
Atualmente, os Pronto-Atendimentos (PAs) de São Pedro e Praia do Suá contam com 33 leitos, sendo 15 deles voltados apenas para pacientes com Covid-19.
As pessoas que chegam para atendimento com sintomas de gripe recebem máscara e são encaminhadas para isolamento. Após avaliação médica, as que precisam são acomodadas nos leitos e, conforme a gravidade, é solicitada a transferência para um hospital.
Para a secretária, a nova estrutura irá dar suporte ao fluxo e à oferta de atendimentos aos adultos que chegam aos PAs com suspeita de síndrome respiratória gripal. “Essa oferta nos dá condição de atender o paciente com mais segurança e de forma adequada até que o mesmo seja transferido para a vaga hospitalar de referência”, disse.
Foto: Elizabeth Nader