Para apreciar a Lua por novos ângulos e um pouco mais de perto, o Parque da Fonte Grande estará aberto nesta quinta-feira (25), para proporcionar ao público uma vista privilegiada da lua, com o Projeto Lua Cheia, até às 20h30. Essa será mais uma edição do projeto, que tem recebido públicos de diferentes idades e de vários locais da cidade.
A contemplação poderá ser vista do Mirante da Cidade, um ponto estratégico do parque da Fonte Grande e que permite observar a capital iluminada durante a noite pelo satélite natural da Terra.
O evento é gratuito e aberto à sociedade, sem necessidade de agendamento. Em caso de tempo muito nublado ou de chuva, o encontro poderá não ocorrer.
“Um momento de contemplação das belezas naturais da nossa cidade, em um horário totalmente alternativo. O parque da Fonte Grande tem uma riqueza formidável de recursos naturais, além de ser um ponto de observação de diversas regiões da Grande Vitória. O projeto Lua cheia promovido pela gestão do prefeito Lorenzo Pazolini oportuniza esta chance para as pessoas conhecerem o parque à noite e terem esta vista privilegiada da lua em seu momento mais sublime”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.
A entrada do parque da Fonte Grande é pela Rodovia Serafim Derenzi, no bairro Grande Vitória, e a subida pode ser de carro, moto ou bicicleta na via interna do parque, a estrada Tião Sá, seguindo até o estacionamento localizado ao lado do Centro de Educação Ambiental (CEA).
Lua cheia
A Lua cheia é a fase em que a face iluminada do satélite está totalmente voltada para a Terra. Isso ocorre porque, nesta posição, a Lua está alinhada com o Sol e a Terra, ou seja, a Terra fica entre o Sol e a Lua.
Nessa fase, ela nasce quase na hora em que o Sol se põe, por volta das 18 horas, e ela se põe por volta das 6 horas.